pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Artigo: É hora de transformar arenas em hospitais de campanha

6 de maio de 2020 - 13:18

Vereador Alessandro Guedes (PT)

Estou extremamente preocupado com o avanço da Covid-19 na cidade de São Paulo. Infelizmente, a doença não para de se alastrar na capital, principalmente na região periférica, carente de hospitais públicos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos de proteção individual (EPI’s) e profissionais de saúde. O aumento no número de casos em São Paulo infla o sistema de saúde e o Estado já contabiliza mais de 2,5 mil mortes pela Covid-19 e acima de 31 mil casos positivos para a doença. (dados até o dia 4 de maio).

Apesar disso, a Prefeitura não amplia o número de leitos na Zona Leste para atender pacientes do novo coronavírus. A ausência de leitos de UTI’s afeta os hospitais municipais Tide Setúbal (São Miguel), Hospital Municipal Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes), Santa Marcelina (Itaim Paulista), Ermelino Matarazzo e Doutor Inácio Proença de Gouveia (Mooca). Por isso, unindo esforços a outros movimentos em defesa da instalação de hospitais de campanha nas regiões mais pobres, lancei abaixo-assinado e ampla campanha nas redes sociais pela construção urgente de um Hospital de Campanha em Itaquera, em área onde funciona o gigantesco estacionamento da Arena Corinthians. O equipamento fica em local acessível, próximo a CPTM e ao Metrô, e pode atender centenas de pacientes da Covid-19.

Zero leitos de UTI – Ao menos cinco Subprefeituras da periferia registram zero leitos de UTI, enquanto regiões centrais dispõem de mais de 60% dos leitos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, São Paulo escancara o abismo que segrega ricos e pobres, e o endereço onde se vive, uma prerrogativa para decidir  entre quem vive e quem morre.

Segundo declaração à imprensa do secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, já ofereceu o estádio em Itaquera para abrigar a instalação. Agora, a construção depende de parceria com o setor privado e de boa dose de vontade política.  O que não se pode é perder tempo e esperar que ocorram na periferia de São Paulo dramas como os de Manaus e do Equador, cujos sistemas de saúde e funerário entraram em colapso. É preciso agir rápido. Participe da nossa luta e do abaixo-assinado em defesa da construção do Hospital de Campanha no estacionamento da Arena Corinthians. Abrace essa causa e ajude a salvar vidas.

Acesse o link e participe – https://www.change.org/HospitalDeCampanhaNaZL

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar