(*) Por José Américo
As manifestações que tomaram as ruas das principais cidades do país trazem um importante recado, que precisa ser ouvido e compreendido por todos nós.
É fato que o Brasil conquistou grandes e significativos avanços nos últimos dez anos. A melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial da parcela menos favorecida, coloca uma discussão, a partir de agora, sobre os próximos passos a serem dados.
A maciça mobilização articulada pelos jovens chama a atenção por se tratar de uma nova maneira de se entender e fazer política, diferentemente dos meios tradicionais a que estamos acostumados.
O clamor popular por transporte, educação, saúde, segurança e contra a corrupção merece ser elogiado e incentivado. Afinal, todos nós queremos e temos direito a serviços públicos de qualidade e que funcionem adequadamente.
Além disso, as manifestações pedem também maior coerência e transparência por parte do poder público prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores e até mesmo a Presidência da República têm sua atuação colocada em xeque.
A participação e o acompanhamento da sociedade nas decisões que dizem respeito ao seu dia a dia é de vital importância e representa um ato em defesa da democracia. Nesse sentido, a Câmara Municipal de São Paulo tem se esforçado por ampliar as maneiras de bem informar a população, contribuindo para as discussões que interferem na cidade. Exemplo disso é a recente aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai analisar questões relacionadas ao transporte coletivo.
Isso é o que queremos: que as pessoas possam ter maior acesso aos debates que ocorrem na Câmara por meio das audiências públicas, das sessões plenárias e das demais reuniões promovidas. Esse é um modo de você, cidadão, saber e cobrar o que os vereadores têm feito. Representa, ainda, um instrumento de ação política para exercer a cidadania de forma democrática e participativa.
(*) O autor é presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Contato: joseamerico@saopaulo.sp.leg.br