VEREADOR RODRIGO GOULART (PSD)
Nos últimos dez ou quinze anos, houve uma grande transformação em nossos costumes, hábitos e níveis de relacionamento. A conexão entre pet e tutor, por exemplo, tornou-se muito mais próxima e parental. Hoje, diversas famílias optam por não ter filhos, ou melhor, escolhem ter apenas “filhos de quatro patas”.
A mudança na relação entre humanos e animais acarretou uma poderosa revolução na indústria pet. Não é incomum andar pelas ruas e ver hotel, creche ou parque exclusivo para os bichinhos. Indo além, é possível encontrar nos mercados especializados produtos e serviços como roupas, escovas de dente, dietas, carrinhos de bebê, pulseiras de luxo, bolos de aniversário e muitas outras coisas.
Essa nova realidade intensificou também a procura e a preferência por animais de raça, o que provocou o aumento do abandono de animais Sem Raça Definida (SRD). Uma vez sozinhos na rua, os SRD passam a vagar e procriar de forma desenfreada, o que leva ao sofrimento, desamparo e até a morte, além de riscos a saúde pública e inúmeros transtornos.
Como vereador e médico veterinário, uma das minhas missões na Câmara é construir políticas públicas que possam evitar o sofrimento, maus-tratos e a superpopulação dos animais na cidade. Fui o autor da Lei do Estatuto dos Animais e, em 2021, cumpro a função de relator da CPI dos Maus-Tratos, instrumento que será fundamental nessa luta em defesa dos animais.
Como criar , manter animais em casa com idosos e crianças longe de risco de saúde.