VEREADORA SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL)
A CMSP colocou em pauta um PL para incluir novos grupos prioritários no plano de imunização municipal. Entre os setores cogitados, estão os profissionais da educação – como já havia proposto o PSOL.
Essa medida é necessária e constitucional. O Plano Nacional de Imunização (PNI) inclui profissionais da educação entre os grupos prioritários, mas prevê que “estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas”1.
A possibilidade de conquistarmos a vacinação dos profissionais da educação é uma vitória da resistência da categoria, que está em greve pela vida desde que os governos estadual e municipal decretaram a volta irresponsável das aulas presenciais.
A bancada do PSOL seguirá pressionando para que o PL que iremos aprovar na Câmara contemple nas prioridades da fila de vacinação todos os profissionais da educação – das redes direta, indireta e privada, assim como os terceirizados. Além disso, seguiremos na luta contra a abertura das escolas até ser concluída a imunização da comunidade escolar.
Referência: