Amigos e personalidades prestigiaram a entrega do Título de Cidadã Paulistana a Maria Olga Luiza Bonomi Foto:André Bueno/CMSP
A artista plástica, figurinista, cenógrafa e professora Maria Anna Olga Luiza Bonomi recebeu o Título de Cidadã Paulistana em uma Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (1/9) na Câmara Municipal. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Andrea Matarazzo (PSDB).
Natural de Meina, na Itália, Maria chegou a São Paulo em 1946, onde estudou pintura e desenho com Yolanda Mohalyi e Karl Plattner, e gravura com Lívio Abramo. Realizou sua primeira exposição individual em 1956, mesmo ano em que recebeu uma bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation para estudar no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York (EUA).
Em 1960, em São Paulo, fundou o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo. A partir da década de 70, passou a dedicar-se também à escultura. Em 1999, defendeu sua tese de doutorado “Arte Pública: Sistema Expressivo/Anterioridade”, na ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).
O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, destacou que Maria Bonomi contribui ativamente no cenário artístico nacional. É uma das artistas brasileiras mais importante das ultimas décadas, uma grande intelectual que enriquece nossa cultura. Esse reconhecimento é mais do que merecida por toda sua obra e atuação, disse.
O vereador Andrea Matarazzo (PSDB) lembrou da atuação da artista na produção das Bienais em São Paulo ao lado do tio-avô do parlamentar, Ciccillo Matarazzo, e de suas obras públicas espalhadas pela cidade. Ela sempre foi o braço direito do meu tio na elaboração das Bienais, tem belas obras expostas em locais como Memorial da América Latina e estações do metrô da cidade, além de grandes intervenções de arte na história do Brasil. É uma pessoa que tem a cara de São Paulo e merece este título, afirmou.
Me sinto realmente emocionada em receber esta homenagem, e quero registrar que esse título representa o aumento da minha responsabilidade na luta pela arte, por uma qualidade de vida melhor ao nosso povo em contato com a arte, disse a homenageada.
Entre as personalidades que prestigiaram a solenidade estavam o vereador Eduardo Tuma (PSBD), o senador Eduardo Suplicy (PT) e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala.
(01/09/2014 21h10)