Nesta terça (28/10), a Câmara Municipal de São Paulo inaugura exposição coletiva dos artistas plásticos da Casa de Cultura do Butantã. Intitulada “Humanus, Divinus e Infinitus”, a mostra, de iniciativa do gabinete do vereador Eliseu Gabriel (PSB), fica no hall social do andar térreo do Palácio Anchieta até sexta-feira (31/10).
Em exposição no espaço, óleos sobre tela e acrílicos dos artistas plásticos Silvana Borges, Lêda Nunes Dias (“Lêda Di”), Josefa Sarah, Ladário Ribeiro Telles, Martha Farias, Simone Fonseca, Lúcia Nelly, Diego Custódio da Silva, Adel Said, Maria Estela Paszko Silva e Silvana Maria Pereira. A exposição reúne uma amostra da arte dos pintores da região, retratando a natureza, o mundo animal, paisagens, cidades e tipos sociais, em telas acadêmicas como “Olhar das Corujas”, de Silvana Maria Pereira; “Rosa e Botão Solitário”, de Maria Estela Paszko Silva; “Praia do Macujé – ES”, de Adel Said; e “Casario”, de Diego Custódio da Silva.
“Apresentamos ao público uma exposição com uma diversidade enorme de linguagens e materiais. São propostas figurativas e abstratas que ora nos levam à realidade, ora ao sonho. Unem-se os opostos do viés acadêmico ao contemporâneo, transportando-nos para uma viagem rumo a cores e formas que exalam magia”, enfatiza Martha Farias, uma das expositoras, no prospecto da mostra.
Fundada há mais de 16 anos, a Casa de Cultura do Butantã, da Subprefeitura local, promove oficinas gratuitas e eventos semanais, mensais e anuais. Entre suas conquistas está o Fórum de Cultura do Butantã que congrega 350 artistas da comunidade e um “histórico de três mostras culturais apresentadas a um público de aproximadamente 20 mil pessoas.” Entre as oficinas oferecidas pela instituição está a de violão, de sapateado americano e de origami. O mais tradicional evento promovido pela Casa de Cultura é a aguardada festa junina anual, que reúne mais de 30 barracas típicas, apresentações musicais, quadrilha e brincadeiras para crianças.