Da Redação
Uma nova tecnologia foi implementada nesta segunda-feira (18/1) na Câmara Municipal. A assinatura digital vai permitir que os Projetos de Leis e Requerimentos circulem de forma mais rápida pelo Legislativo. Além disso, o cidadão poderá acompanhar virtualmente essa tramitação.
Além da economia de folhas de papel, o presidente da Câmara, Antonio Donato (PT), ressaltou a importância dessa novidade. “[Os projetos e requerimentos] vão estar totalmente disponível em tempo real e o cidadão poderá verificar o status de tudo o que tramita aqui na Câmara”.
Para que seja realizada essa assinatura, o presidente e os vereadores utilizarão de um cartão individual. “O cartão é a certificação digital. Ela é regulada por lei e tem algumas empresas certificadoras. No caso da Câmara, o contrato foi feito com a Imprensa Oficial do Estado. Cada vereador tem esse cartão”, explicou Donato, que ainda ressaltou que esse processo também será realizado nas reuniões de comissões, onde os vereadores emitem o seu parecer favorável ou contrário aos projetos.
Primeira assinatura
A primeira assinatura digital realizada pelo presidente foi de um requerimento do vereador Arselino Tato (PT), que prevê voto de júbilo ou congratulações a Dom José Negri pela nomeação como Bispo da Diocese de Santo Amaro, realizada pelo Papa Francisco.