A Câmara Municipal de São Paulo concedeu, na noite desta terça-feira (3/12), a Salva de Prata à ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A entrega da honraria foi uma iniciativa do vereador Coronel Salles (PSD).
De acordo com a justificativa da proposta que deu origem à homenagem, a ACSP foi fundada em 7 de dezembro de 1894 pelo empresário Antônio Proost Rodovalho. Na época, a indústria do café despontava e as oportunidades de se fazer novos negócios atraíam empreendedores locais e estrangeiros.
Para o vereador Coronel Salles, a ACSP se mantém muito ativa nas diversas vertentes de atuação e contribui sempre para o crescimento da cidade. “São 130 anos de serviço público prestado à cidade de São Paulo. É a entidade mais antiga de associações comerciais e que faz um trabalho belíssimo, sempre pensando no empreendedorismo, na cidade, nesta ligação do ente federado com o livre comércio, menos burocracia, são bandeiras muito atuais. E o papel e a história da Associação Comercial nesses 130 anos que está evidenciando com a Salva de Prata é pelo brilhante trabalho que ela sempre fez desde quando nasceu”, disse o parlamentar.
O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, afirmou que a entidade representa a atividade empresarial da cidade de São Paulo: o comércio como ponta de lança, os serviços, as indústrias e os profissionais liberais. São 20 serviços oferecidos aos mais de 14 mil associados, espalhados pelas 15 distritais na cidade. “Para nós é uma honra muito grande. Este ano completamos 130 anos de existência e não poderíamos ser melhor presenteados com a honraria que o Coronel Salles e a Câmara nos concedem, vai ficar em nossos corações”, salientou.
A Associação Comercial também atua como intermediário das demandas do empresariado aos governantes, e conseguiu a aprovação do Cadastro Positivo, a extinção da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que daria origem ao Simples Nacional, entre outras conquistas.
A cerimônia teve participação de autoridades e da vereadora Edir Sales (PSD).
Confira a Sessão Solene na íntegra aqui.
Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP