A Câmara Municipal de São Paulo concedeu nesta sexta-feira a Salva de Prata em comemoração aos 25 anos da Associação de Mulheres da Zona Leste (AMZOL). A sessão solene foi iniciativa do vereador Chico Macena (PT).
A AMZOL foi fundada por mulheres e lideranças atuantes principalmente no distrito do Itaim Paulista em 24 de maio de 1987, e marcou de forma definitiva e referencial os demais grupos que vieram a se organizar na luta e defesa da mulher.
Foi a primeira associação a montar uma cooperativa de costura, fazer atendimento jurídico em parceria com a Procuradoria Pública para atender mulheres vítimas de violência doméstica e proporcionar cursos de formação profissional na zona Leste. O grupo atendeu mais de 15 mil mulheres entre 1996 e 2005.
Minha irmã foi uma das fundadoras da Amzol. Na época era um movimento que viu a necessidade de fundar uma ONG que tratasse da questão da violência doméstica. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, é muito bom participar e tudo isso, disse a presidente, Maria José de Lima.
Segundo Macena, a Associação de Mulheres da Zona Leste mostrou que uma entidade participando do processo político consegue mudar a sociedade. Para mim é uma honra recebe-las aqui. A AMZOL, além de ter a causa das mulheres na sua plataforma, é também uma entidade que participou do processo de democratização deste país, na luta contra a carestia, na luta pelo regime democrático e pelas Diretas, disse.
Durante a solenidade, várias mulheres foram homenageadas, entre elas a deputada federal Luiza Erundina.
(18/05/2012 20h19)