A Afoucesp (Associação Filantrópica Ordem de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo) foi condecorada pela Câmara Municipal de São Paulo com a Salva de Prata na noite desta quarta-feira (21/8). A iniciativa de conceder a homenagem foi do vereador Jair Tatto (PT), presidente da Sessão Solene.
A Afoucesp foi criada em 12 de agosto de 2008, com objetivo de organizar grupos religiosos, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da gestão de terreiros, assim como de casas religiosas. Inicialmente, a entidade desejava reunir os terreiros e centros da zona leste da capital. Atualmente, a instituição é formada por cerca de 500 associados em todo país.
“É um momento muito especial, gratificante, honroso, não somente para a Afoucesp, mas para toda a comunidade. É difícil, é complicado, mas com perseverança, com honestidade, seguindo o caminho correto, a gente chega onde deseja. É uma honraria para todos os nossos associados e todos os afrodescendentes”, disse a presidente da Afoucesp, Fabiana Zangrande.
A entidade também atua com ações socioculturais e trabalha para que os povos da umbanda e do candomblé tenham representação na sociedade. A associação combate à intolerância religiosa e promove diálogo inter-religioso. “A Afoucesp faz um trabalho muito importante na cidade de São Paulo. A Mãe Fabiana, que preside a Afoucesp, faz um trabalho muito forte na área da assistência, no resgate da cultura de matriz africana, das religiões. Eu acho que dar a Salva de Prata é uma retratação histórica por todas as perseguições que esse povo, exercendo sua legítima profissão de fé, sofreu nesses anos todos”, salientou o vereador Jair Tatto.
Veja a íntegra da Sessão Solene neste link.
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP