Para festejar os 25 anos do Patronato ACLI (Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani) a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (05/03), sessão solene no auditório Prestes Maia. O Patronato é uma entidade conveniada ao governo italiano que se destina a prestar assistência à comunidade italiana que vive no Brasil nas áreas da saúde, educação, social e previdenciária. O vereador Roberto Tripoli(PV) foi o proponente da sessão. Como o prefeito Gilberto Kassab está no Líbano, a vice-prefeita Alda Marco Antonio assumiu suas funções oficiais e veio prestigiar a comemoração. “Tenho descendência italiana e conheço a história de sucesso do Patronato, uma entidade que facilita a vida dos governos e das pessoas”, disse ela.
O Patronato possui quase um milhão de associados no mundo todo e devido ao acordo firmado em 1977 realizado entre o INPS italiano e o INSS brasileiro a entidade pode ajudar as pessoas a obter desde o levantamento dos documentos na Itália até a concessão do beneficio previdenciário, realizando um acompanhamento constante para verificação dos direitos. O Patronato ACLI também auxília os ítalo-brasileiros a conseguirem a documentação para obter a dupla cidadania.
Além da vice-prefeita participaram da mesa Roberto Braguim, presidente do Tribunal de Contas do Município; Fábio Porta, deputado italiano eleito na Circunscrição America Meridional; Flávio Goldman, secretário municipal de Relações Internacionais; Michele Rizzi, presidente nacional Patronato ACLI e vice presidente nacional Vicário Acli; Edoardo Pallastri, presidente ACLI São Paulo; Ricardo Tripoli,deputado federal; Marco Marsili, cônsul geral da Itália em São Paulo.
|