pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Ativista do samba e do movimento negro, Gilson Negão recebe Título de Cidadão Paulistano

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

10 de abril de 2024 - 21:32
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Nesta quarta-feira (10/4), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a entrega do Título de Cidadão Paulistano a Gilson Nunes Vitório, mais conhecido como Gilson Negão. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), autor do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 45/2023 que instituiu a homenagem.

O parlamentar ressaltou as importantes contribuições de Gilson para o samba paulistano e para o movimento negro. “É uma justa homenagem a uma pessoa que tem uma luta pelo samba, pelas raízes de matrizes africanas, pelas mulheres, por um país melhor. É uma justa homenagem ao Gilson Negão pela sua história, pela sua luta, pela sua persistência e pelo samba de São Paulo”, afirmou o vereador.

Nascido em 22 de dezembro de 1946, em Ilhéus (BA), sua chegada à capital paulista foi aos 11 anos. Ainda na adolescência, foi morar em Itaquera, na zona leste, onde estreou como passista na Escola de Samba Falcão do Morro Itaquerense. Em 1982, ele fundou a Escola de Samba Leandro de Itaquera e ocupou diversos cargos, trabalhando sempre para estruturar a agremiação.

Gilson também foi diretor de carnaval da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), coordenador de carnaval da Liga das Escolas de Samba Paulistanas, e coordenador de carnaval da Anhembi Eventos e Turismo. “Até chegar aqui, teve alguns títulos que foram muito importantes. Eu fui empossado como Embaixador do Samba Paulistano, depois fui Cidadão Samba e, agora, como Cidadão Paulistano. Isso para mim é uma felicidade tremenda. Isso é o que São Paulo me traz. São Paulo é uma cidade acolhedora, que nos transforma”, salientou o homenageado.

Em 1992, o homenageado ajudou a fundar a Associação Fala Negão/Fala Mulher, em que atua como dirigente. Ele ainda é um dos líderes da Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras). “Agora, como Cidadão Paulistano, a responsabilidade aumenta. Porque nós já fazemos uma luta social por igualdade, por justiça para que as pessoas sejam reconhecidas. E vamos continuar com mais vigor, com mais vontade e com mais força”, pontuou.

Confira aqui a Sessão Solene na íntegra.

Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Entrega de Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Gilson Nunes Vitório - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Richard Lourenço

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar