O ativista social Franco Torresi recebeu o Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal em uma sessão solene realizada na tarde deste sábado (19/3), em São Mateus, zona leste de São Paulo. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Paulo Fiorilo (PT) e reuniu dezenas de integrantes de movimentos sociais e líderes comunitários da região.
Nascido em 1939 na cidade de Fermo, na Itália, Torresi mudou-se para o Brasil em 1970, quando, recém ordenado padre da Igreja Católica, buscava exercer o seu ministério em países desprovidos de sacerdotes e mais castigados pelas injustiças sociais.
Instalou-se em São Mateus, onde desenvolveu trabalhos de organização popular que deram origem a várias Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) — movimentos que buscavam alternativas de melhorias para saúde, transporte e para o bairro.
“Eu conheci Franco nessa caminhada, conheci defendendo as pessoas menos favorecidas e garantindo cidadania e dignidade para as famílias. Tenho muita honra em ter o Franco como amigo. É uma das pessoas mais importantes da cidade de São Paulo, que ajudou a construir São Paulo como é hoje. É um lutador, um herói do povo”, afirmou o diretor de Patrimônio da COHAB São Paulo, Miguel Reis Afonso.
Em 1980, Franco Torresi desligou-se da Igreja Católica como sacerdote e casou-se com Ana Rosa Gouvêa, companheira nas lutas dos trabalhos pastorais. Presente no evento, ela agradeceu o reconhecimento, lembrando das características que fizeram do marido um líder da comunidade. “O Franco é um italiano persistente e uma pessoa muita amada por todos. Teve a vida toda [trabalhando] em função de São Mateus. O Franco tem um amor muito grande por tudo que faz. Com muito orgulho acho bem merecido, ele foi uma das pessoas que lutaram muito e que merece”, disse emocionada.
Torresi teve também participação na oposição metalúrgica na década de 80 e na organização do Partido dos Trabalhadores, iniciando assim sua atividade política, que o levou a ser o primeiro subprefeito de São Mateus.
“Ele tem uma história ligada a esse movimento e a essa comunidade. Portanto, em reconhecimento a essa trajetória que ele construiu ao longo da sua vida em São Mateus até os dias de hoje, nada mais justo do que a Câmara reconhecer uma história como esta”, ressaltou o vereador Paulo Fiorilo.
“Acho que a cidade de São Paulo ganha um cidadão com muito destaque, de muita representatividade e com muita garra, que ajudou a cidade a chegar onde chegou”, destacou o deputado estadual Zico Prado (PT).
O homenageado agradeceu o Título e destacou a importância que a cidade tem em sua caminhada. “A cidade de São Paulo, na minha vida, é um marco essencial. Com tudo que tem de bom junto com tudo que tem de ruim, mas é a cidade da minha vida. Foi onde gastei as minhas forças, minha saúde, mas fiquei satisfeito com tudo isso, porque vejo em São Paulo uma cidade cada vez mais humanizada, crescendo, com serviços melhores, e isso é uma recompensa. Querendo ou não, fizemos história. Não toda, mas a parte da história que nos coube, cumprimos e fizemos. Fico contente que a cidade saiba reconhecer e valorizar isso”, agradeceu Torresi.
Veja galeria de fotos do evento:
Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at `https://api.flickr.com/services/feeds/photos_public.gne?lang=en-us&format=feed-rss_200&g=131078419@N07&tags=francotorresi19032016&per_page=50`; the status code is `200` and content-type is `text/html; charset=UTF-8`
Parabéns Franco.
Homenagem mais que merecida.
LINDA CAMINHADA DE VIDA
OBRIGADO.