Em uma Sessão Solene na noite desta segunda-feira (26/8), a Câmara Municipal de São Paulo entregou ao ativista social, José Tarcísio de Oliveira, o Título de Cidadão Paulistano. Líder de movimentos sociais atuou como secretário de formação política e em ações solidárias na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. A proposta da homenagem foi do vereador Jair Tatto (PT).
“Desde que chegou em São Paulo, Tarcísio sempre lutou pelo social. Ultimamente ele tem se dedicado aos conselhos gestores de Saúde. Homenageá-lo é uma satisfação e um reconhecimento por toda luta dele. É uma noite muito especial para a cidade de Senador Firmino, lá em Minas Gerais, cidade onde nasceu”, explicou o parlamentar.
Nascido em 26 de abril de 1962, na cidade de Senador Firmino, em Minas Gerais, Tarcísio se mudou para São Paulo em 1980 e, no mesmo ano, fez parte do Grupo de Jovens da Igreja Católica no Jardim São Luís, na zona sul, como responsável pela Pastoral Externa nos movimentos sociais. Depois, integrou a Pastoral Operária em Embu das Artes. Em 1983, se tornou um dos coordenadores nacionais do “Movimento contra o Desemprego” e foi dirigente distrital na região sul pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil).
Foi membro da Fepoca (Frente Popular contra Autonomia de Santo Amaro) e conselheiro da ASSES (Associação dos Servidores da Secretaria da Saúde), onde lutou pela redução da jornada de trabalho para seis horas diárias, o que era uma reivindicação da categoria na época.
Em 1986, integrou a Associação dos Servidores da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, batalhando por melhorias aos servidores e, em 1992, passou em concurso e começou a trabalhar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Um ano depois, tornou-se o dirigente sindical mais votado da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, como vice-presidente dessa comissão, liderou as lutas em defesa dos trabalhadores, além de diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.
A luta por moradias também fez parte da trajetória de Tarcísio, que atuou pela causa nos bairros da Cohab Adventista e Jardim Olinda, assim como no Jardim Paranapanema e no Jardim Piracuama.
Filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) desde 1997, ele contribuiu para o fortalecimento da sigla como secretário de formação política e dirigente do Diretório do Campo Limpo, chegando a ser candidato a deputado estadual em 2006 e em 2010. O homenageado também foi conselheiro gestor da Unidade Básica de Saúde Vila Prel por cinco mandatos.
Durante a pandemia de Covid-19, realizou um trabalho solidário com as pessoas em situação de insegurança alimentar e financeira, distribuindo alimentos e roupas. Atualmente é conselheiro do Hospital Dia Hora Certa e da Supervisão Técnica de Saúde do Campo Limpo.
José Tarcísio recebeu a honraria ao lado de lideranças políticas, amigos e familiares. Foi um dia de relembrar a trajetória desde a chegada dele na capital. “Para a gente que veio do interior de Minas, que teve que sair da escola para trabalhar aos 6 anos de idade e chegar nessa noite de homenagem tendo o reconhecimento de nossa luta, principalmente por moradia e por outras ações como alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade, é muito emocionante. Eu vim de baixo e faço o que posso para ajudar o próximo, transformei minhas dores em luta”, comentou Tarcísio.
Confira no vídeo abaixo como foi a Sessão Solene.
Veja também o álbum completo de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP
Homenagem justa da casa do povo para o povo, Tarcísio representa o povo mais humilde de todas comunidades.