pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ativista Sônia Leite recebe homenagem póstuma na Câmara

14 de novembro de 2012 - 20:10

Categorias

RenattodSousa

 

A Câmara Municipal de São Paulo foi palco na noite desta quarta-feira (14) de uma homenagem para a militante Sônia Leite, morta em setembro deste ano, vítima de um câncer. Participaram do encontro líderes de entidades ligadas ao combate da discriminação racial e em prol dos diretos das mulheres, além de amigos e familiares.

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) veio de Brasília especialmente para prestigiar o evento. A Sônia foi uma das grandes baluartes na luta de gênero e pela igualdade racial. Uma mulher que sentia a dor dos outros, que clamava por justiça e sempre presente em nossas vidas, disse. A morte da Sônia é uma perda muito grande, que só conseguimos compensar se continuarmos a luta dela. Ela foi uma das precursoras da luta corajosa contra qualquer tipo de discriminação, seja ela racial ou por orientação sexual.

Para Sandra Mariano, uma das integrantes da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), da qual Sônia Leite foi uma das fundadoras, a luta da militante representou uma grande conquista para o movimento negro no país.  A Sônia é uma grande liderança, que infelizmente não está mais entre nós. Ela dedicou toda a sua vida aos movimentos sociais e partidários e ajudou a trazer para a sociedade brasileira a questão das religiões de matriz africana, resgatando assim a história do povo negro, ressaltou.

Nascida no bairro de Vila Prudente em 28 de outubro de 1958, Sônia Regina de Paula Leite atuou ainda em movimentos feministas, fundou a Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras no Estado de São Paulo, participou da criação da Comissão de Negros do Partido dos Trabalhadores (PT) que, posteriormente, se tornaria Secretaria Nacional. Foi assessora do deputado federal Vicentinho e uma das fundadoras da Marcha Mundial das Mulheres.

(14/11/2012 21h07)

{youtube} eEgyUs7XvzU&rel=0|560|315|{/youtube}

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar