Nos tatames, um colecionador de títulos. E fora deles, longe dos golpes que derrotaram adversários, o prêmio de reconhecimento a uma carreira vitoriosa e dedicada ao esporte. Em Sessão Solene, na tarde desta segunda-feira (4/10), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo 2021 ao karateca Robson Maciel.
A homenagem reconhece entidades e cidadãos que trabalham em prol do desenvolvimento do esporte na capital paulista. A honraria foi instituída por meio da resolução n° 03/2014, de autoria do ex-vereador Aurélio Miguel. A solenidade de hoje foi presidida pelo vereador George Hato (MDB).
“A vida devotada ao karatê e a sua dedicação à promoção desse esporte na capital paulista fazem do mestre Robson Maciel uma personalidade a qual muito nos honra prestar essa homenagem”, disse George Hato.
Também compôs a Mesa da Sessão Solene, porém de forma remota, o vereador Eliseu Gabriel (PSB). Para o parlamentar, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Casa, o esporte é um importante instrumento para formar pessoas. “O Robson é um exemplo para todos nós, é o exemplo da importância do esporte. Ele serve de exemplo para várias gerações. O esporte tem que ser disseminado em nosso país e em nossa sociedade com o apoio da iniciativa privada e, principalmente, com o apoio público efetivo”.
Sérgio Eduardo Valencia, presidente do SEADESP (Sindicato das Entidades de Administração de Desporto do Estado de São Paulo) e integrante do Conselho da Medalha de Honra Desportiva, participou virtualmente da solenidade. Sérgio disse que a homenagem é justa e ressaltou as qualidades do karateca, que representou o Brasil em diversas competições nacionais e internacionais. “Robson Maciel é a lenda do karatê brasileiro, que muito carinhosamente nós o conhecemos como casca grossa, porque realmente é difícil derrubar esse homem. Parabéns, meu amigo”.
Homenageado
Durante a sessão, foi exibido um vídeo com depoimentos da filha, de amigos e de alunos de Robson Maciel. Foram destacadas ainda algumas conquistas do karateca de 66 anos. No currículo, estão títulos individuais e em equipe em campeonatos paulistas e brasileiros. Ele também tem importantes desempenhos em sul-americanos, panamericanos e mundiais. Robson foi considerado um dos dez maiores lutadores de Karatê do Brasil pela The Japan Karate Association.
Emocionado, Robson Maciel agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. “Eu sempre procurei trilhar o caminho da verdade, da justiça, apoiando também aqueles que são mais fracos. E o mais interessante de tudo isso, é que muitas coisas a gente não espera que aconteça. Eu nunca pensei que ia chegar a receber um prêmio assim. Isso é muito bacana e eu só tenho a agradecer”.
A Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo 2021 está disponível aqui.