pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ato cívico no Páteo do Colégio homenageia fundadores da cidade

25 de janeiro de 2013 - 15:51

Categorias

RenattodSousa
SAMPA-458_ANOS-PATEO_DO_COLEGIO-2512013-RttodSousa-_0078-72-ABRE

O presidente da Câmara, vereador José Américo (PT) participou na manhã desta sexta-feira (25) de ato cívico, no Páteo do Colégio, em homenagem aos fundadores da cidade. O prefeito Fernando Haddad também compareceu ao evento acompanhado da mulher, Ana Estela Haddad, e dos filhos, Ana Carolina e Frederico.

Durante a homenagem, a Guarda de Honra, composta por representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, depositou quatro coroas de flores ao lado do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, que fica no centro do pátio, obra inaugurada em 1922 e que tinha como objetivo inicial perpetuar a memória da fundação e homenagear o trabalho de padre Anchieta, cacique Tibiriçá e padre Manoel da Nóbrega, celebrante da primeira missa da cidade, em 25 de janeiro de 1554.

Os vereadores Mario Covas Neto (PSDB), Orlando Silva (PC do B), Chico Macena (PT) e Ricardo Young (PPS) também compareceram ao evento.

Segundo Young, para que as pessoas continuem a se orgulhar da cidade, é preciso trabalhar para que a cidade seja inclusiva para todos. Segundo um estudo da Rede Nossa São Paulo, 56% das pessoas que vivem em São Paulo não querem mais morar aqui. Temos que fazer com que a cidade seja inclusiva para todos, com calçadas, espaços verdes, espaços de lazer e serviços públicos ao alcance de todos, destacou.

O educador Mario Sérgio Cortella, ex-secretário municipal de educação, também compareceu ao local e lembrou que, das 10 maiores cidades do mundo, a cidade de São Paulo foi a única a nascer em um colégio, e não em um forte ou equipamento militar, como as outras. Pode ser que depois de 459 anos nós comecemos a reconhecer cada vez mais a importância disso para nossa história. Hoje é dia de comemorar, ou seja, memorar junto, lembrar junto o que fizemos, o que não devemos mais fazer, o que temos de fazer ainda e o que temos de guardar e proteger, afirmou.

Após o ato cívico, as autoridades seguiram a pé até a Catedral da Sé, onde participaram de missa presidida pelo arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.

(25/01/2013 14h30)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar