pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Atropelamento reacende debate sobre bicicletas no trânsito

15 de junho de 2011 - 16:58

Categorias

O atropelamento do empresário Antonio Bertolucci, 68 anos, enquanto andava de bicicleta na Avenida Sumaré, no início da semana, levantou uma discussão sobre a situação dos ciclistas no trânsito de São Paulo entre os membros da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

Durante reunião ordinária nesta quarta-feira, o vereador Jamil Murad (PCdoB) solicitou que o uso da bicicleta como meio de transporte seja discutido na comissão, inclusive convidando membros da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para que expliquem sua política em relação ao tema.

Murad afirmou ainda que, em consultas a especialistas, dois engenheiros se posicionaram contra medidas que incentivem o uso de bicicletas no dia-a-dia.  “Sem repensar o uso do espaço, seria como jogar cristãos na cova dos leões”, disse o vereador, para quem os pedestres devem ser prioridade no trânsito, seguido de corredores de ônibus, ciclistas e automóveis.

Segundo ele, os especialistas também disseram que o relevo da cidade de São Paulo é um empecilho ao uso de bicicletas no transporte, como ocorre em cidades europeias, por exemplo.

Na opinião de Wadih Mutran (PP), o governo deve apoiar o uso no lazer, porém há muitos entraves na implantação da bicicleta como meio de transporte. “Se já é dificultoso com as motos, imagine com as bicicletas”, disse. Ele apoia iniciativas como a da ciclofaixa, que institui uma faixa exclusiva aos domingos, em horário limitado.

Já para Aurélio Nomura (PV), o problema reside na falta de conscientização da população. “Muitas vezes, os motoristas não observam as bicicletas”. O vereador propôs a retomada da Semana da Bicicleta, realizada em julho, como forma de educar as crianças e adultos.

Além disso, Nomura afirmou que a Comissão de Trânsito deve acompanhar o cumprimento da lei municipal nº 10.907, de 1990, que obriga a implantação de ciclovias em novas avenidas inauguradas na cidade.

DELIBERAÇÕES
Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira pareceres favoráveis aos seguintes projetos de lei:

– PL 0643/1995, do vereador Wadih Mutran, que dispõe sobre a venda de ingressos, nos cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, circenses e eventos esportivos a todos os Guardas Mirins portadores de carteira de identidade emitida pelo grupo de assistência ou entidade da qual fizer parte;

– PL 0036/1996, de Wadih Mutran, que obriga todas as bancas de jornais, localizadas no município de São Paulo, a colocarem cestos de lixo em suas imediações;

– PL 0415/2003, do vereador Paulo Frange (PTB), que dispõe sobre a criação da modalidade Táxi Verde movido a gás metano, no município de São Paulo;

– PL 0807/2003, do vereador Dalton Silvano (sem partido), que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de ônibus urbanos, intermunicipais, interestaduais e internacionais e cooperativas de peruas que operam no transporte público municipal de São Paulo a instalarem equipamentos de recuperação e reutilização da água usada na lavagem de veículos para reaproveitamento com o mesmo fim;

– PL 0190/2010, do vereador Goulart (PMDB), que determina o envio de correspondência com os dados de eventos no Autódromo Municipal aos moradores de seu entorno, e dá outras providências;

– PL 0265/2010, do vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), que dispõe sobre as penalidades impostas àqueles que praticam a exploração do trabalho infantil no âmbito do município de São Paulo, e dá outras providências;

– PL 0403/2010, da vereadora Noemi Nonato (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação do “Banheiro Família” em shoppings e supermercados, no âmbito do Município de São Paulo.

(15/06/2011 16h58)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar