pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Audiência de Política Urbana debate veículos abandonados e atuação da GCM para fiscalizar perturbação do sossego

Por: AMANDA OLIVER
DA REDAÇÃO

5 de junho de 2024 - 14:39
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Nesta quarta-feira (5/6), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu uma Audiência Pública para discutir 27 PLs (Projetos de Lei). O debate foi conduzido pelo presidente do colegiado, vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) e contou com a presença do vereador Rodrigo Goulart (PSD). 

Entre os 27 projetos, dois de autoria do vereador Rubinho Nunes também foram discutidos. O PL 442/2023 trata da remoção, leilão e compactação dos veículos que apresentem sinais de abandono, obstruam o trânsito ou causem transtornos à comunidade.

“Esse projeto desburocratiza a retirada de veículos abandonados em vias públicas, especialmente nas regiões periféricas, onde frequentemente vemos muitos veículos abandonados. A Prefeitura enfrenta dificuldades para remover e, posteriormente, compactar ou destruir esses bens. O projeto facilita esses processos, traz mais celeridade para a Prefeitura e garante a limpeza na cidade”, comentou Rubinho.

Para regulamentar a atuação da Guarda Civil Metropolitana na fiscalização e autuação de residências, estabelecimentos comerciais e veículos automotores que descumprirem os parâmetros de incomodidade, o PL 775/2023 permite que a Guarda Civil Metropolitana fiscalize e autue, independentemente de denúncia, em qualquer horário, estabelecimentos e veículos que emitam ruídos excessivos ou desrespeitem os horários de funcionamento estipulados.

“Leva para a Guarda Civil Metropolitana a possibilidade de autuação por perturbação do sossego. Resumindo, que leva as atribuições do PSIU para a GCM. É uma questão de paridade: em qualquer lugar, quando você está com problema de barulho, você chama a polícia. Em São Paulo, a gente tem o PSIU. Mas, com esse projeto, acaba com essa disparidade, levando para a GCM a possibilidade de atuar”, explicou o vereador Rubinho Nunes.

O PSIU (Programa de Silêncio Urbano) fiscaliza estabelecimentos não residenciais, obras e veículos automotores para a prevenção de poluição sonora. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 ou no Portal SP156.

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente tem a responsabilidade de estudar e emitir pareceres sobre temas urbanísticos, como cadastro territorial, planos de urbanização, zoneamento, uso e ocupação do solo, além de obras e serviços públicos.

A Audiência Pública da Comissão de Política Urbana pode ser assistida na íntegra no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar