pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Audiência debate mobilidade na Operação Bairros do Tamanduateí

Por: DA REDAÇÃO

23 de maio de 2016 - 22:12
2016-05-23- SP Câmara Municipal de São Paulo. Audiência Pública da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente PL 723/15 – OUC Bairros do Tamanduateí Temática: Trânsito e transporte Auditório Prestes Maia 1º andar Foto: André Bueno/CMSP "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"André Bueno/CMSP

 

A sétima audiência pública realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara com o objetivo de discutir o Projeto de Lei (PL) 723/2015, que trata da Operação Urbana Bairros do Tamanduateí, teve como tema principal o plano de mobilidade da operação. Nesta segunda-feira (23/5), foram debatidos os Corredores de Centralidade e Eixos de Qualificação, além dos melhoramentos viários previstos.

De acordo com o texto apresentado pelo Executivo, serão realizadas 66 melhorias viárias ao longo dos sete bairros no entrono do rio Tamanduateí, entre alargamento de vias e calçadas, abertura de novas ruas e avenidas, pontilhões sobre o rio e plano cicloviário.

Segundo Gustavo Partezani, diretor da SP Urbanismo, que representou o Executivo, as melhorias têm o objetivo de atender o adensamento proposto para a região, que deve duplicar o número de moradores.

“É uma região que é muito farta de infraestrutura de transporte de alta capacidade. E graças a essa previsão e oportunidade que foi dada a esse território faz muito sentido ser adensada. E a mobilidade vai conectar este território. Não estou falando de grandes avenidas, de túneis ou viadutos. Estamos falando de passagem de pedestres, de sistema cicloviário, de acesso até as novas estações. Para que as pessoas que ali possam morar tenham condições de se locomover, de desfrutar de uma boa fruição, de uma boa mobilidade por este território”, afirmou.

Os moradores do Cambuci, que participam do movimento SOS Silveira da Mota, uma das ruas que deve ser alargada, segundo o projeto, retomaram a discussão das reuniões anteriores, apresentando a preocupação em relação às desapropriações previstas para os melhoramentos viários, os prazos e custos das melhorias.

Relator do projeto, o vereador Dalton Silvano (DEM) disse que a discussão foi proveitosa. “A grande questão foi sobre a retirada do tampão do rio Tamanduateí, do ponto de vista de melhorar a fruição dos automóveis, mas a reflexão vem de conseguir melhorar a mobilidade das pessoas através de outros modais, inclusive com transporte de massa, com metrô e o trem. As pessoas estão estudando o debate, cada audiência que vem temos pessoas com novas ideias, com novas propostas e inclusive com novas criticas também. Mas no final, a ideia é compilar as sugestões e poder fazer a melhor redação possível”, ressaltou o relator do projeto, vereador.

A audiência publica foi presidida pelo vereador Gilson Barreto (PSDB) e acompanhada pelo também membro da comissão, vereador Paulo Frange (PTB).

Veja galeria de fotos do evento:

Please specify a Flickr ID for this gallery

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar