pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Audiência pública debaterá problemas do Aeroporto de Congonhas

7 de abril de 2010 - 05:08

Categorias

RenattodSousa
Política Urbana
“A Secretaria do Verde deu prazo até o dia 2 de abril para que a Infraero atendesse as exigências e eles não se manifestaram”, diz Frange

 

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (07/03) o requerimento do vereador Paulo Frange (PTB) pedindo audiência pública para debater os problemas de impacto ambiental do Aeroporto de Congonhas.  De acordo com o vereador, houve aumento significativo no número de voos e exigências ambientais não foram atendidas. 

O requerimento solicita a presença dos representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Aviação Civil (Adac).

 

“A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) deu prazo até o dia 2 de abril para que a Infraero atendesse as exigências. São mais de 100 itens que constam no Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) que o órgão não cumpriu e não deu satisfação alguma”, explicou Frange, que citou ainda que a instituição já recebeu multa de R$ 10 milhões.

 

Horário

 

De acordo com Frange, Congonhas descumpre diversas regras para os voos. O Aeroporto está operando das 6h às 23h, quando o estabelecido seria das 7h às 22h.  O número de pousos limitados a 30 por hora também não está sendo cumprido.

 

“Desrespeitam diversas situações: além do horário e do excesso de voos, um a cada 56 segundos, fazem testes de motores de aeronaves nos hangares, há chuva de querosene na região. Não podemos ter isso em um dos maiores aeroportos urbanos do mundo. A Infraero tem de cumprir e respeitar o Estatuto da Cidade.”

 

A audiência pública, ainda sem data definida, deve contar com representantes da SVMA, do sindicato da categoria e técnicos do setor. “Queremos um ajuste de conduta para reduzir o impacto ambiental”, finalizou Frange.

 

Projeto

 

Durante a reunião, os vereadores aprovaram ainda o projeto de lei 617/08, do vereador Claudinho de Souza (PSDB).

 

Participaram do encontro os vereadores José Police Neto (PSDB), Claudio Prado (PDT), Paulo Frange, Chico Macena (PT) e Domingos Dissei (DEM), presidente.

Imagens para download:
RenattodSousa
Comissão de Política Urbana
Comissão de Política Urbana
RenattodSousa
Política Urbana
Vereador Paulo Frange pede audiência pública para debater os problemas de impacto ambiental do Aeroporto de Congonhas

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar