RenattodSousa |
Vereador Domingos Dissei vai destinar R$ 1 milhão para a ampliação do Parque Independência, no Ipiranga |
Mais de 100 pessoas participaram da audiência pública realizada pela Câmara de São Paulo para discutir o futuro do terreno de mais de 26 mil m² (entre as ruas Sorocabanos e Bom Pastor), que será anexado ao Parque da Independência. Durante a reunião, realizada no auditório da Associação Comercial de São Paulo Distrital Ipiranga, o vereador Domingos Dissei (DEM) anunciou uma boa novidade para o bairro.
Vou destinar R$ 1 milhão, como parte de minha emenda parlamentar de 2011, para o projeto de ampliação do Parque da Independência. Já falei com o prefeito Gilberto Kassab e ele já sinalizou que as obras para anexar o terreno ao parque poderão ser realizadas no próximo ano, dependendo dos tramites que estão sendo feitos pelos órgãos responsáveis, declarou.
A reunião foi presidida pelo vereador Dissei, presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara de São Paulo, e contou com a presença do engenheiro Carlos Roberto Fortner, diretor do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), coronel Vitória Brasília de Souza Lima; subprefeita do Ipiranga, Gerson Gomez, superintendente da Distrital Ipiranga, líderes comunitários e moradores.
Na Audiência pública, a comunidade teve a oportunidade de apresentar suas ideias de como utilizar a área, que é uma das mais nobres da região. Dentre as propostas foram sugeridos a implantação de pista skate, instalação de banheiros, pista caminhada, criação de uma arena multiuso, viveiro, centro cultural. Todas as sugestões serão analisadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e pelo Departamento de Patrimônio Histórico.
Declarado de utilidade pública em 2005, o terreno, onde existiu o antigo Instituto Bom Pastor, tem uma área de mais de 26 mil m² que ampliará em 20% o espaço total do parque para mais de 200 mil m². No local existe a capela do século 19 “Bom Jesus do Horto”, também conhecida como Igreja Ortodoxa Russa da Nossa Senhora da Anunciação, a mais antiga da cidade construída em 1893, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).