A Comissão de Finanças e Orçamento realizou nesta quarta-feira audiência pública sobre o Projeto de Lei (PL) 686/2009, de autoria do vereador Claudio Fonseca (PPS), que institui a Política de Apoio ao Cooperativismo na cidade de São Paulo.
A matéria tem o objetivo de fortalecer e manter a autonomia das cooperativas por meio de apoio técnico, financeiro e operacional, além de estimular a forma cooperativista de organização social, por meio da elaboração de estudos, pesquisas, eventos, campanhas e orientações.
O presidente do Movimento Força Cooperativista, Paulo Bueno, compareceu à audiência e se manifestou a favor do projeto. Segundo ele, as cooperativas têm enfrentado dificuldades para participar de licitações, o que faz com que muitos trabalhadores ligados ao transporte público percam seus empregos. “O incentivo ao cooperativismo é essencial para a cidade de São Paulo. Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas”, afirmou Bueno.
De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente cerca de 30 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista no Brasil.
(12/9/2012 – 12h56)