A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realiza audiência pública na quarta-feira (28) para discutir a situação do Shopping Center Norte, construído em área contaminada crítica, segundo classificação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e de outros empreendimentos no entorno, como o Lar Center, Expo Center Norte e o Terminal Rodoviário do Tietê.
De acordo com a Cetesb, o terreno onde hoje funciona o shopping abrigava um antigo depósito de lixo e, por conta disso, o subsolo produz gás metano em concentrações acima do chamado “limite inferior de inflamabilidade” (LII), gerando riscos de explosão.
Na última sexta-feira, a Comissão de Meio Ambiente visitou o local e recebeu da administração do Center Norte a garantia de que em 40 dias serão instalados pelo menos oito sistemas de extração de metano. O shopping receberá multas diárias de R$ 17.500 até que possua drenos suficientes para conter o gás presente no terreno.
A audiência pública sobre o assunto acontecerá às 10h de quarta-feira no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista).
(26/09/2011 – 17h20)