pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Audiência pública vai discutir projeto sobre reintegração de posse

Por: - DA REDAÇÃO

19 de outubro de 2016 - 16:20

Categorias

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira (19/10) a realização de uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 484/2011, do ex-vereador e atual secretário de relações governamentais, José Américo (PT), que disciplina a remoção das ocupações habitacionais realizadas em áreas públicas municipais.

De acordo com a proposta, a prefeitura deverá elaborar relatório e mapa sobre todas as áreas públicas municipais que estão ocupadas, classificando-as em relação ao risco e obrigatoriamente notificar a pessoa sobre a situação da área pública municipal ocupada, elaborar laudo técnico individualizado assinado por dois engenheiros que atestem o risco da referida área, convocar audiências públicas regionais no âmbito de cada subprefeitura, em áreas municipais que possuam mais de cinquenta famílias em situação de risco e sujeitas à eventual necessidade de remoção.

A medida prevê a possibilidade de a prefeitura promover ações, quando possíveis, para eliminar os riscos nas áreas ocupadas com o objetivo de manter o maior número possível de famílias nesses locais e em seguida iniciar o processo de regularização fundiária do terreno.

Quando a desapropriação for necessária, o poder Executivo deverá disponibilizar programas como o Bolsa Aluguel ou Parceria Social para as famílias que serão removidas e o valor deste auxílio deverá ser compatível com o mercado regional,  além de encaminhar pessoas para programas habitacionais da prefeitura.

O relator do projeto, vereador Jair Tatto (PT), mostrou-se favorável à proposta. “O déficit habitacional em São Paulo é grande e percebemos que quando a reintegração de posse é feita, é de maneira truculenta. O projeto disciplina essa ação e permite que a prefeitura realize a regularização fundiária quando a área for segura. É extremamente importante que a Câmara aprove essa medida para minimizar a dor dos que ocupam áreas por necessidade de moradia. Vamos continuar a discussão com a população e com os vereadores”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar