pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Autódromo de Interlagos: 70 anos de conquistas

13 de maio de 2010 - 10:05

Categorias

RenattodSousa
Autódromo Interlago
Vereador Goulart homenageia Elda Regina Pace, viúva do piloto que dá nome ao Autódromo, José Carlos Pace

 

Em 12 de maio de 1940, nascia na zona sul de São Paulo, em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, o Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Autódromo de Interlagos. Com 70 anos de histórias e glórias esportivas o local se tornou referência nacional e destaque mundial a partir dos anos 70, quando passou a receber o circuito de Fórmula 1. Para celebrar o aniversário do autódromo, a Câmara Municipal realizou sessão solene nesta quinta-feira (13/05). A iniciativa é do vereador Antonio Goulart (PMDB). 

No dia de sua inauguração o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior. A partir daí, a praça de eventos passou a ganhar notoriedade, o local que se tornou referência em provas de automobilismo no país, recebeu pela primeira vez,  em 1972, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, válido pelo campeonato mundial de equipes e pilotos

“Hoje, este importante espaço é um dos principais estabelecimentos de São Paulo, pois todo ano atrai turistas de todo o mundo e contribui com a economia da região, gerando emprego nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e transporte”, ressalta o vereador Goulart.

F1

O Autódromo de Interlagos recebeu GP Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual. A pista de automobilsmo foi o palco de grandes vitórias de ídolos brasileiros como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, José Carlos Pace e Felipe Massa.

No final de 1989, a prefeitura do Rio de Janeiro não teve verba para manter o evento e a prefeita de São Paulo na época, Luiza Erundina, e o então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Piero Gancia, uniram esforços e trouxeram o GP de volta para a cidade. 

O autódromo passou por uma série de reformas, com construção de novos boxes e torre de controle, e o percurso foi encurtado para 4.325 km, de acordo com a tendência atual de circuitos com no máximo 4.500m de extensão.

A solenidade homenageou federações de automobilismo e motociclismo nacionais além de personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do esporte no país.

A mesa do evento contou com as seguintes presenças: vereador Antonio Goulart, Luiza Erundina, deputada federal; Walter Feldman, deputado federal; José Benedito Pereira Fernandes, secretário estadual de Esporte; Caio Luis de carvalho, presidente da SPTuris; Antonio Carlos Caruso, conselheiro do Tribunal de Contas do Município; Roberto Henrique Seixas Corrêa, gestor do Autódromo de Interlagos; e Luis Fernando Lima, diretor da central Globo de Esportes.

Imagens para download:
RenattodSousa
Homenagem aos 70 anos do Autódromo de Interlagos
Homenagem aos 70 anos do Autódromo de Interlagos
RenattodSousa
Interlagos 70 anos
Vereador Goulart ao lado da deputada federal Luiza Erundina, que trouxe a F1 de volta ao Autódromo
RenattodSousa
Autódromo de Interlagos
Vereador Goulart homenageia Elda Regina Pace, viúva do piloto José Carlos Pace

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar