Dezenas de pessoas lotaram o auditório do Colégio Nossa Senhora de Fátima, na Vila Tolstoi, nesta quinta-feira para celebrar os 102 anos do bairro Sapopemba, na zona Leste de São Paulo, homenageado em sessão solene realizada pelo vereador Gilson Barreto (PSDB).
“Sapopemba é uma região que está sempre crescendo, tem a vocação do desenvolvimento”, disse o vereador na cerimônia.
O nome Sapopemba é originário da árvore de mesmo nome, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até 2 metros de altura ao redor de seu tronco, e cujo significado em tupi-guarani é “raiz chata, muito enterrada”.
Cortado pela Avenida Sapopemba – que com 45 km de extensão é considerada uma das maiores da América Latina – a região do Sapopemba foi oficialmente fundada em 26 de junho de 1910, mas só veio a tornar-se distrito em 1985, desmembrado da jurisdição da Subprefeitura de Vila Prudente. Hoje o bairro tem 300 mil habitantes e é formado por 52 vilas. Abriga um grande número de membros das colônias portuguesa, italiana e japonesa.
O vereador Gilson Barreto é autor do Projeto de Lei que introduziu o aniversário do bairro no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo. É um orgulho muito grande para nós homenagearmos essas lideranças, porque conhecemos grande parte delas pessoalmente. São cidadãos que trabalham no anonimato, estendendo a mão para quem mais necessita, disse Gilson Barreto.
(28/06/2012 18h40)