O debate a respeito da revitalização do Parque do Carmo foi o destaque da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal de São Paulo em 2024. O colegiado realizou Audiência Pública para discutir o andamento das obras e sobre os riscos de erosão no lago do local.
A audiência foi no dia 18 de dezembro de 2024 e comandada pelo presidente da Comissão em 2024, vereador Alessandro Guedes (PT). O Parque do Carmo está localizado na zona leste da cidade e o projeto de revitalização, conforme a Prefeitura, inclui manejo arbóreo, vigilância, restauração de edificações, vias de passagem, rede elétrica e demais estruturas. O prazo inicial da obra é de 24 meses, e a ideia é que a revitalização mantenha as características históricas e paisagens.
“Essa Audiência Pública foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente para falar sobre as condições de abandono do parque e questões relacionadas à erosão e o risco de rompimento do lago. O nosso objetivo aqui é entender por que as obras de revitalização estão paradas, e buscar a retomada das ações para atender a população da zona leste”, destacou o vereador Alessandro Guedes.
Representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal Infraestrutura e Obras, da Defesa Civil de Itaquera, e da construtora Ramon Aguilera, responsável pela obra, participaram da discussão.
A Audiência Pública foi convocada na primeira reunião do colegiado, em junho de 2024, junto com a aprovação de outros quatro requerimentos.
A Comissão
Composta por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais é a responsável por promover o desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente em toda sua abrangência e apresentar propostas para instituição e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e aos direitos dos animais.
Em 2024, o colegiado foi presidido pelo vereador Alessandro Guedes (PT) e teve como integrantes os vereadores Danilo do Posto de Saúde (PODE), Dra. Sandra Tadeu (PL), Professor Toninho Vespoli (PSOL) e o vereador Xexéu Tripoli (UNIÃO).