Nesta segunda-feira (26/4), as vereadoras Cris Monteiro (NOVO) e Janaína Lima (NOVO), que compõem a Frente Parlamentar Contra a Fome, receberam como convidado para discutir as ações da Frente o líder de relações institucionais da ONG (Organização Não Governamental) Banco de Alimentos de São Paulo, Roberto Goldstajn.
Como ajudar, o caminho das doações, quem necessita e os desafios da solidariedade em tempos de pandemia de Covid-19 foram alguns dos assuntos tratados durante o debate virtual transmitido via Instagram.
Banco de Alimentos de São Paulo
Criado em 1998, o Banco de Alimentos é uma instituição que tem por objetivo combater à fome e reduzir o desperdício de alimentos com ações em três pilares:
Colheita Urbana – Coleta de alimentos que perderam valor de comercialização, porém próprios para o consumo humano e distribuição para entidades sociais;
Educação Nutricional – Ensino da manipulação e do preparo adequado dos alimentos, sempre visando a utilização integral dos mesmos e o aumento do valor nutricional das refeições;
Conscientização – Direcionamento de ações e conhecimentos para o grande público, possibilitando uma mudança na cultura do desperdício e construindo um mundo mais sustentável.
“Nós temos o poder de construir pontes. Se cada um ajudar uma pessoa por vez, podemos salvar o mundo. Tem pessoa que pode doar R$ 5,00 e tem gente que doa o tempo. Queremos criar conexões com parceiros, instituições, comerciantes e outros contatos”, disse Roberto.
Frente Contra a Fome
O PR (Projeto de Resolução) 9/2021, da vereadora Janaína Lima (NOVO) e vereadora Cris Monteiro (NOVO), com coautoria dos demais 53 parlamentares da Casa, que criou a Frente Parlamentar Contra a Fome foi aprovado na dia 14/4.
O objetivo desta Frente é debater e elaborar planos de ações para garantir alimentação adequada aos munícipes da capital paulista, além de estudar propostas para combater o desperdício de alimentos com o envolvimento de todos os parlamentares que compõem o Legislativo paulistano.
“Em breve a Frente Parlamentar vai disponibilizar informações de como doar, dos parceiros e para onde vão as doações. O Banco de Alimentos já faz parte desta Frente”, explicou Janaína.
Novas Ações
De acordo com a assessora parlamentar, Luciana Feldman, que auxilia na coordenação das ações da Frente, o próximo passo será o cadastro de entidades e também das pessoas que querem doar. Após esse levantamento, as informações serão encaminhadas ao Programa Cidade Solidária da Prefeitura da capital.
A vereadora Cris Monteiro falou sobre as doações e como a sociedade pode ajudar os trabalhos da Frente Parlamentar. “Nós temos o apoio de todos os vereadores e estamos fazendo parcerias com o Executivo para ajudar quem precisa. Só posso agradecer por tudo”, disse a parlamentar.
Para mais informações o e-mail de contato da Frente é: frentecontrafome@saopaulo.sp.leg.br