RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira (19) uma conferência sobre os atuais desafios da bioética. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o vereador Gilberto Natalini (PV) e a Academia Paulista Evangélica de Letras (APEL).
“Essa questão é bastante atual, cada vez mais porque os níveis de vida avançam com uma velocidade imensa e isso mexe com a estrutura da sociedade, para o bem e para o mal, afirmou o vereador. Natalini disse ainda que cada setor da sociedade deveria fazer esse debate, discutindo como é possível aplicar as conquistas da ciência de maneira a defender a vida e a ética. Estamos vivendo uma dinâmica da ciência e da tecnologia que não conseguimos acompanhar. Na parte da biologia e da medicina tem sido especialmente impressionante, então esse debate é fundamental, completou.
A bioética trata dos dilemas ligados à manipulação e manuseio da vida em seus mais variados aspectos. Ocupa-se das questões ambientais e dos dilemas relacionados com a ética médica, tais como aborto, transplantes de órgãos e eutanásia, além de considerar os dilemas éticos surgidos com a aplicação da genética na vida humana.
Precisamos estabelecer parâmetros éticos com relação à tecnologia utilizada para lidar e pesquisar a vida humana disse o professor Irland Pereira Azevedo, presidente da APEL.
Fizeram parte da mesa do evento, além de Natalini e Azevedo, o professor Paulo Cintra Damião, 1º vice-presidente da APEL; a professora Dináura de Castro Assunção, 1ª secretária da APEL; o bispo Carlos de Castro; e o professor Lourenço Stelio Rega.
(19/09/2011 21h14)