Na tarde deste domingo (29/9), em Sessão Solene realizada na Praça do Forró, em São Miguel Paulista, zona leste da capital, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu o Título de Cidadão Paulistano a Dom Algacir Munhak, Bispo Diocesano de São Miguel Paulista. A honraria visa reconhecer a dedicação de quem nasceu em outras localidades, mas teve atuação significativa na cidade de São Paulo.
Autor da homenagem, o vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) elogiou o histórico e o trabalho de Dom Algacir Munhak. “Uma das coisas que me fez levar para a Câmara Municipal de São Paulo a proposta desse título é o jeito que ele tem de tratar com a juventude, o carinho que ele tem para tratar com as meninas e com os meninos aqui da nossa diocese”, destacou. “Estou muito honrado e muito feliz”, completou o vereador.
Nascido em São João D’Oeste, no distrito de Cascavel (PR), em 19 de abril de 1966, Dom Algacir Munhak é o quinto filho de Albino Munhak, já falecido, e de Joana Munhak. Ao longo de sua vida, estudou licenciatura, filosofia e teologia, aprofundando os estudos nesta última área.
Em 1996, após se formar em Roma, na Itália, foi ordenado padre na paróquia São Cristóvão, de Cascavel. Após a ordenação, teve passagens em dioceses na região sul do Brasil e também em seminários na região, bem como em institutos ligados à Igreja Católica na Itália, Argentina, Paraguai e Chile.
No início de 2023, tomou posse da Diocese de São Miguel Paulista, onde desde então exerce papel de liderança religiosa enquanto apoia e promove a solidariedade na comunidade. E, justamente pelos serviços prestados, recebeu o Título de Cidadão Paulistano.
Em discurso, após receber o Título de Cidadão Paulistano, Dom Algacir Munhak agradeceu a homenagem. “Hoje é um dia muito especial na minha vida. Encontramos-nos aqui para um momento solene, uma sessão especial da Câmara Municipal de vereadores realizada numa praça pública, onde foi oficialmente entregue à minha pessoa o Título de Cidadão Paulistano. Sinto-me muito honrado e feliz por esta homenagem”, disse.
Integrantes da comunidade também elogiaram o homenageado. “É ser uma pessoa excelente, que trata todos bem. É um homem que as pessoas podem amar, que dá carinho para as pessoas. Dom Algacir Munhak é uma pessoa que todos conhecem, uma pessoa ótima”, declarou Kauê Leopoldo dos Santos, representando a juventude da Diocese de São Miguel Paulista.