A edição de fevereiro do Indicador Metropolitano publicação mensal produzido pela Comissão Técnica de Economia e Orçamento da Casa traz uma análise sobre a Pesquisa Mensal do Emprego, comparando a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) com outras do país, em temas ligados à força de trabalho e ao mercado.
De acordo com os técnicos da Câmara, a RMSP tem, assim como o resto do país, uma taxa de desocupação (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado) historicamente baixa. O indicador, que teve pico de 15% em 2003, chegou ao fim de dezembro atingindo 5,2%. O mesmo declínio foi percebido nas demais regiões metropolitanas analisadas, com atuais 4,62%, menor índice desde 2002, quando a pesquisa passou a ser feita.
O boletim elaborado pelos economistas apresenta como possível razão para a diminuição da taxa de desocupação a redução de desempregados dentro da População Economicamente Ativa (PEA), que por sua vez cresceu de 2002 a 2012. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também mostrou que os brasileiros têm entrado mais tarde no mercado de trabalho, e retardando a aposentadoria.
Para conferir o Boletim Metropolitano de fevereiro na íntegra, acesse o link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/wp-content/uploads/dce/Boletim-RMSP20-fev13.pdf