Nesta segunda-feira (13/3), a Câmara Municipal de São Paulo entregou o Prêmio Coronel Hélio Antônio Barbosa Caldas, que concede a Salva de Prata a cinco bombeiros que se destacaram no desempenho de suas funções na capital paulista. Em todas as edições, as indicações são feitas pelo Comando Geral da Polícia Militar.
Este ano, o prêmio contou com os seguintes indicados para receber a homenagem:
– 1º Sargento PM Júlio Henrique de Mendonça Neto, CBM;
– 1º Sargento PM Aldo Francisco da Silva, 4º GB;
– Cabo PM João Paulo de Oliveira, 1º GB;
– Cabo PM Almir Silva do Carmo, 2º GB;
– Soldado PM Wendel Luky Santos de Freitas, 3º GB.
A solenidade foi aberta pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), filho do ex-vereador Antônio Goulart, idealizador do prêmio, que passou a presidência para o vereador Bombeiro Major Palumbo (PP). “O prêmio foi criado pelo meu pai para homenagear os bombeiros que se destacaram na cidade. Nos meus dois mandatos tenho a honra e o prazer de estar presidindo essa premiação”, destacou.
O vereador Bombeiro Major Palumbo lembrou dos trabalhos realizados pelo Coronel Hélio Barbosa Caldas, em especial no combate ao incêndio que atingiu o Edifício Joelma no ano de 1974. “Esse prêmio fala de um herói, um ícone dos salvamentos que atuou no combate ao incêndio do Joelma e que deixou seu legado como uma pessoa determinada sempre disposta a ajudar a população”.
Palumbo ainda ressaltou o trabalho dos bombeiros e explicou que eles têm como missão salvar vidas, atuar rapidamente e ter um tempo resposta para que os bons serviços sejam aplicados. “Aqui em São Paulo a cada 59 segundos uma ocorrência é atendida e uma vítima é salva a cada 2 minutos e 10 segundos e encaminhada para o pronto socorro. Esses profissionais abnegados merecem essa homenagem”.
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
As mulheres também foram lembradas na entrega da premiação. A Major PM Catarina Sanches Prestes, que está há 31 anos atuando na capital paulista, foi homenageada representando todas as mulheres da corporação.
Esposas, mães, tias, irmãs, filhas, companheiras e amigas do premiados foram agraciadas com a entrega de buquês de flores.
Prêmio Coronel Hélio Antônio Barbosa
O nome do prêmio é uma homenagem ao Coronel Hélio Barbosa Caldas que teve importante atuação no Corpo de Bombeiros e trabalhou no combate ao incêndio do Edifício Andraus (1972) e do Edifício Joelma (1974).
A premiação foi criada pela Resolução nº 6 /2009, dez anos depois da morte de Caldas, por iniciativa do ex-vereador Antônio Goulart.
A íntegra da Sessão Solene pode ser conferida no vídeo abaixo: