RenattodSousa/CMSP
A Câmara recebeu nesta segunda-feira (11) a cerimônia de entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, que homenageou os cinco bombeiros de maior destaque em 2012, de acordo com a direção da corporação. O prêmio, que está em sua quarta edição, nasceu em 2009, por iniciativa do vereador Antonio Goulart (PSD).
O parlamentar disse que seu intuito com a premiação é valorizar a profissão. Os bombeiros prestam serviços à cidade, ao Estado, em todos os rincões do Brasil. Eles merecem todas as homenagens. Não há nenhum segmento da sociedade com maior credibilidade do que o Corpo de Bombeiros.
Foram homenageados: o 1º Tenente PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca, do 1º Grupamento de Bombeiros; o 1º Sargento PM Roberval Rodrigues Ferreira, do 3º Grupamento de Bombeiros; o 1º Sargento PM Alexandre Justo de Almeida, do 4º Grupamento de Bombeiros; o Cabo PM Leandro Ricieri Vergari, do 2º Grupamento de Bombeiros; e o Soldado PM Jander Roberto dos Santos, do 1º Grupamento de Bombeiros.
Um dos militares a receber a Salva de Prata, o Cabo Vergari ofereceu a homenagem a todo seu grupamento. Ele foi escolhido por uma ação na qual salvou um casal de dentro de uma casa em chamas. Quando eu tentei levantar a moça, o homem ainda a segurava. Ele tinha botado fogo na casa para que os dois morressem. Nós tivemos que levá-lo à força para fora, contou o bombeiro.
A premiação leva o nome do Coronel Hélio Barbosa Caldas, que atuou em dois dos maiores incêndios ocorridos na cidade de São Paulo: em 1972, no Edifício Andraus, e em 1974, no Edifício Joelma.
Também compareceram ao evento os vereadores Coronel Camilo (PSD), Coronel Telhada (PSDB) e Conte Lopes (PTB). (Da Redação)
Confira entrevista em vídeo:
{youtube}RoRva_SkTpY&rel=
(11/03/2013 21h03)