pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Brasil tem dois casos confirmados de Deltacron, nova variante da Covid-19

Por: IARA SILVA - HOME OFFICE

15 de março de 2022 - 17:32

Nesta terça-feira (15/3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o Brasil registrou dois casos de infectados pela nova variante do coronavírus, Deltacron. Monitorada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a nova cepa é a combinação de outras duas variantes: Delta e Ômicron. Os primeiros casos surgiram na França.

De acordo com o ministro, os casos identificados em território brasileiro são do Amapá e Pará. Queiroga aproveitou para defender a vacinação, justificando sua importância pela alta possibilidade de mutação do vírus numa pandemia, quando a propagação é mais veloz. “Esta variante é considerada de importância e requer o monitoramento. Tudo que acontece nos outros países, nós observamos. Monitoramos todos os casos”, declarou Queiroga.

Também nesta terça, o ministro da Saúde participou de uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG), que teve como pauta a possibilidade do país flexibilizar o estado de emergência sanitária. Na semana passada, uma reunião com o mesmo tema aconteceu na Câmara Federal.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta terça-feira (15/3), a capital paulista totalizava 41.768 vítimas da Covid-19. E havia, ainda, 1.886.653 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo até esta terça-feira (15/3), é de 31,9%.

Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 27,6%. No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 31,1%. E nos leitos de enfermaria está em 22,8%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Também nesta terça-feira (15/3), o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública sobre a proposta de incorporação do medicamento Baricitinibe para o tratamento de Covid-19.

Recomendada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), a inclusão do medicamento no SUS (Sistema Único de Saúde) passará agora por um processo de contribuições de especialistas e da sociedade em geral até o dia 24 de março.

De acordo com a Conitec, as evidências científicas mostram que o medicamento amplia as chances de evitar mortes por Covid-19. Também foi observada a combinação custo-benefício.

No Brasil, o baricitinibe usado para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A indicação do medicamento para o tratamento da Covid-19 foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta terça-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar