O Major Brigadeiro do Ar da Força Aérea Brasileira Marcelo Kanitz Damasceno recebeu nesta quinta-feira o Título de Cidadão Paulistano em sessão solene realizada na Câmara Municipal, em uma iniciativa do vereador José Police Neto (PSD).
Marcelo Kanitz Damasceno é natural de Canoas (RS) e iniciou a carreira na Força Aérea Brasileira (FAB) na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em 1976. Assumiu cargos de chefia e comando na Força Aérea Brasileira como chefe da seção de operações do 2º/7º GAV e comandante da base aérea de Brasília. Também ocupou importantes espaços na diplomacia brasileira, sendo adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Paris e Bruxelas, Comandante do IV Comar (Quarto Comando Aéreo Regional) Aeronáutica. Hoje é chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER).
“Acho que a principal contribuição dentro da generosidade do trabalho do Damasceno foi oferecer para São Paulo regras de circulação área que permitem hoje uma quantidade maior de aeronaves voando com maior segurança. Então, essa presença do Brigadeiro aqui assumindo perante o povo de São Paulo o Título de Cidadão é um pouco da retribuição da cidade pelo seu trabalho no Comar”, destacou Police Neto.
Damasceno já chegou a ter seu trabalho reconhecido diversas vezes, recebendo condecorações como a Ordem do Mérito da Defesa, grau Comendador, a Ordem do Mérito Aeronáutico, grau Comendador, a Ordem do Mérito do Superior Tribunal Militar – Alta Distinção, e até mesmo do governo nacional francês a Ordem National Du Mérite.
Mas, segundo o homenageado, receber o reconhecimento de São Paulo tem um sentido especial. “É uma alegria incomensurável receber um título de uma cidade, seja ela qual for, é uma grande honra, mas quando se trata da maior cidade do Brasil, cidade que abriga milhões de pessoas do país inteiro e do mundo, é uma coisa maravilhosa. E eu divido este momento com as pessoas que fazem a Força Aérea Brasileira no Estado de São Paulo. A vida dentro do serviço público não se faz sozinha, por mais empreendedor que possamos ser dependemos das equipes e guarnições, e não foi diferente comigo. Cerquei-me de pessoas maravilhosas que me ajudaram a cumprir minhas metas”, ressaltou.
A solenidade foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Silvio Hiroshi Oyama, pelo Comandante do IV Comar, Luis Roberto Lourenço, e pelo deputado estadual Delegado Olim (PP), além de familiares e amigos do homenageado.