Na tarde desta terça-feira (17/12), a Frente Parlamentar Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo, inaugurou exposição fotográfica em homenagem ao 20º aniversário do retorno de Macau à República Popular da China, ocorrido em 20 de dezembro de 1999.
Até essa data o território autônomo de Macau pertencia a Portugal.
A proponente da exposição foi a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA):
“Nós recebemos a proposta de criar um grupo de parlamentares para atuar na aproximação Brasil e China. Essa aproximação é tão importante que virou símbolo do que pode acontecer no mundo”, observou Soninha.
Também presente à cerimônia de lançamento, a vereadora Edir Sales (PSD) mencionou a necessidade de aproximar os dois países. Recentemente, a vereadora foi à China, representando a Câmara paulistana:
“São cerca de 300 mil chineses, só na região central da capital. Temos que comemorar essa interação e estreitar os laços entre os países. Aqui no Brasil e lá na China”, afirmou a vereadora.
Edir é autora do PL (Projeto de Lei) 266/2016, que institui, no calendário oficial da cidade, o dia 15 de agosto como o Dia do Imigrante Chinês.
As vereadoras também receberam representantes do consulado Chinês em São Paulo. Segundo o cônsul-geral da China, Chen Peijie, a mostra tem o papel de revelar aos paulistanos um pouco mais sobre a Península de Macau, território com cerca de 640 mil habitantes:
“Depois do retorno, conseguimos muitos avanços no desenvolvimento de Macau. Por isso, essa exposição é muito importante para nós. Estamos muito felizes”, comentou Peijie.
A exposição pode ser conferida até a próxima quinta-feira (19/12), no saguão do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo. O endereço é Viaduto Jacareí, 100. A entrada é gratuita.