A Mesa Diretora da Câmara Municipal, em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (29/06), anunciou que a partir de 30 de setembro deste ano — esta é uma expectativa inicial — os processos legislativos da Casa serão totalmente digitais, ou seja, as apresentações de Projetos de Lei, de Resolução, de Decreto Legislativo, passarão a tramitar na rede interna da Casa.
“Não haverá mais consumo de papel para este suporte do processo, teremos mais agilidade na tramitação, porque não haverá necessidade de levar os projetos fisicamente de uma sala para outra e também haverá mais facilidade de deliberação, visto que poderá ser integrado com os outros sistemas, e também dará mais transparência, porque será mais rápido o acompanhamento pela internet”, explicou Eduardo Miyashiro, coordenador do CTI (Centro de Tecnologia da Informação).
Para o presidente Antônio Donato (PT), a iniciativa é mais uma forma de ação de transparência, que dá importância ao acompanhamento do cidadão e produz celeridade nos trabalhos.
“Na Câmara dos Deputados, em Brasília, as tramitações já são feitas dessa maneira, você tem assinatura eletrônica e o projeto tramita desta forma pelas comissões e depois em plenário. Isso pode ser feito on-line, o que dá qualidade ao trabalho parlamentar, porque acelera as pesquisas e as informações chegam de forma mais dinâmica”, considerou.