A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na Sessão Plenária desta quarta-feira (5/4) a abertura de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa. O colegiado irá investigar casos de furtos de fios e cabos de cobre na capital paulista.
O pedido para a instalação da CPI foi feito pelo vereador Coronel Salles (PSD), que irá presidir os trabalhos. O colegiado será formado por cinco integrantes, respeitando a proporcionalidade partidária do Legislativo paulistano. Farão parte da Comissão vereadores do PSDB, PT e PSOL, além dos blocos UNIÃO/MDB/PTB e PODE/PSD/PSC.
Os líderes dos partidos têm até a próxima semana para indicar quem vai compor o colegiado. Inicialmente, a Comissão terá 120 dias para apresentar um relatório sobre as investigações. Caso haja necessidade, o prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período.
Autor do requerimento que solicitou a abertura da CPI, Coronel Salles agradeceu o apoio dos vereadores. “Por entenderem a necessidade que nós temos com relação ao furto de cabos e frios. Temos que buscar na origem, buscar aquele que lucra com o roubo e furto de fios, aquele que lucra quando o semáforo está desligado, provocando acidentes e deixando hospitais e escolas com iluminação desligada”.
Assista à íntegra da Sessão Plenária no vídeo abaixo:
Esse problema de roubo de fios e cabos,está se tornando cada vez maior,numa cidade grande como São Paulo,e creio que está mais do que na hora,das empresas que produzem esses materiais,mudarem esses componentes.Por outro lado,as Subs Prefeituras de todos os bairros,junto com a guarda civil metropolitana e a Polícia Militar, deveriam fiscalizar todos os ferros velho espalhados pela cidade,daria a sugestão que esses fossem cadastrados junto a prefeitura, para que se pudesse fazer constantemente averiguações nesses lugares e observar os materiais ali existentes,e mostrar nas mídias sociais e propagandas em emissoras de TV,sobre o roubo de cabos ,o dano que pode causar em uma cidade,bem como as penas que esse causador poderá sofrer por esse ato.Obrigado.