Com 50 votos favoráveis e nenhum contrário, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em votação única na Sessão Extraordinária desta quarta-feira (9/12), o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 68/2020, de autoria coletiva de vereadores. O projeto indica o presidente do Legislativo paulistano, vereador Eduardo Tuma (PSDB), ao cargo de conselheiro do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo). Tuma irá assumir a vaga do conselheiro Edson Simões, que anunciou a aposentadoria.
Após o término da sessão, o Projeto de Decreto Legislativo foi promulgado pelo 1º vice-presidente da Câmara de SP, vereador Milton Leite (DEM).
Vereador Eduardo Tuma
Nos próximos dias, o vereador Eduardo Tuma deixa a presidência da Casa, renuncia ao mandato de parlamentar e se desfilia do PSDB para não ter vínculo político. Tuma ocupa uma cadeira no Legislativo paulistano desde 2012 e, em novembro deste ano, foi reeleito para a terceira legislatura consecutiva.
Entre os trabalhos de destaque na Casa, Eduardo Tuma presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Dívida Ativa dos Grandes Devedores, foi vice-presidente da Câmara de SP entre 2017 e 2018 e presidente do Legislativo paulistano de 2019 a 2020.
Advogado de formação, Tuma, de 39 anos, é especialista em Direito Tributário, Mestre em Direito do Estado, Doutor em Filosofia do Direito e tem Pós-doutorado em Direito pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne.
Durante a sessão, diversos vereadores se manifestaram com perguntas e desejos de boa sorte ao novo conselheiro do TCM-SP. Da tribuna do Plenário 1º de Maio, Tuma respondeu às perguntas dos parlamentares, fez menção ao conselheiro Edson Simões, falou sobre o desafio no Tribunal de Contas do Município e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores.
“Eu levo daqui e de vocês um pouco da forma que eu aprendi a pensar e a ver o mundo. São oito anos em um relacionamento diário. Falo com muita sinceridade e agradeço demais cada um de vocês, tanto os funcionários quanto os vereadores”, disse Tuma.
Vaga de Tuma na Câmara em 2021
Com a saída de Eduardo Tuma da Câmara Municipal de São Paulo, o atual vereador Gilson Barreto (PSDB), que é o primeiro suplente a parlamentar pelo partido para a próxima legislatura (2021-2024), assumirá a cadeira deixada por Tuma a partir do ano que vem.
Missão do TCM-SP
O colegiado do TCM-SP é formado por cinco conselheiros. Um dos principais objetivos do Tribunal de Contas do Município de São Paulo é fiscalizar a gestão dos recursos públicos da capital paulista.
Assista aqui à Sessão Extraordinária com os discursos e a votação do PDL.
Parabéns Gilson Barreto, assume cadeira vaga do vereador Eduardo Tuma
Parabéns ao veriador Eduardo Tuma e BoA Sorte à ele no tribunal de contas e à seu substituto, na Câmara Municipal Gilson Barreto!!!