A Fundação Arcadas, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), entrou para o rol de parceiros da Câmara Municipal nesta segunda-feira com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições. Cássio de Mesquita Barros Júnior, presidente da fundação, afirmou que os acadêmicos ligados à Arcadas já estão “à disposição para qualquer auxílio que possam dar”.
Seja qual for a especialidade, sempre tem um professor da Faculdade de Direito para ajudar, disse Barros Júnior, que acredita que as maiores contribuições ao Parlamento podem ser dadas no campo da Qualidade de Gestão. Temos feito vários trabalhos de aperfeiçoamento de estrutura administrativa, atuando para dar mais eficiência. No Tribunal Militar do Estado fizemos um trabalho de duração de um ano e ficamos felizes com o resultado, contou.
O presidente da Fundação Arcadas também citou a experiência junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Fundação tem trabalhado muito para diminuir a demora no processo judiciário, observou. Quando iniciamos nosso trabalho ao lado do Supremo, cada ministro tinha 12 mil processos para decidir, e agora tem dois mil, completou.
O 1º Secretário da Câmara Municipal, Ítalo Cardoso (PT), comemorou o termo de cooperação técnica com a esperança de que os vereadores também possam contribuir com a Faculdade de Direito. Qualquer ato que essa Casa possa fazer em benefício dessa faculdade é pequeno perto do que ela deu para nosso país, disse, lembrando que de lá saíram nove Presidentes da República.
(18/6/2012 – 16h)