pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara celebra aniversário do Itaim Bibi

28 de outubro de 2010 - 09:17

Categorias

RenattodSousa
Eliseu
Na oportunidade também foi oficializada a bandeira do Bairro

 

Por iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara Municipal realizou sessão Solene, nesta quinta-feira (29/10), em comemoração ao 76º aniversário do Itaim Bibi. Na oportunidade também foi oficializada a bandeira do Bairro.

Para festejar esta data tão especial, o vereador Eliseu Gabriel, prestará homenagens a personalidades e famílias tradicionais do Bairro com a entrega de uma placa de prata. "Celebrar este momento é extremamente importante, tanto pela questão social, política e econômica do Itaim Bibi, como também pelo resgate histórico do bairro", enfatiza o vereador.

História do Bairro do Itaim Bibi
A história do bairro do Itaim Bibi começa em 1896 com a aquisição, por parte do General José Vieira Couto de Magalhães, de uma extensão de 120 alqueires na região atualmente conhecida como Itaim Bibi. O loteamento das chácaras foi realizado pelo Dr. Arnaldo Couto de Magalhães. Os lotes, geralmente de 10m x 50m, eram vendidos a prazo e adquiridos principalmente por pequenos comerciantes, homens de ofício e empregados do comércio. Oficialmente, o subdistrito do Itaim nasceu em 1934, ao ser aprovada a Lei nº 6.731 de 4 de outubro de 1934, deixando de pertencer a Pinheiros.

A sede da Chácara Itaim
A sede da Chácara Itaim, cuja entrada era na altura da rua Clodomiro Amazonas, ia além da rua Iguatemi, chegando até as ruas Aspásia e Sertãozinho. Foi adquirida em 1927 pelo Dr. Brasílio Marcondes Machado, que instalou ali o Sanatório Bela Vista. Em 1944 o Sanatório Bela Vista foi vendido para o Instituto Achê. Em 1977 a propriedade mudou novamente de dono, passando a ser do advogado Flávio Solano Pereira. Em 1982 a Casa Grande foi tombada, mas nunca foi restaurada. Pouco resta atualmente da sede da Chácara Itaim. No local há um estacionamento, e o terreno é alvo da especulação imobiliária.

Imagens para download:
RenattodSousa
Eliseu
Personalidades do bairro foram agraciadas no evento
RenattodSousa
Eliseu
Musicos celebram 76º aniversário do bairro
RenattodSousa
Itaimbibi
Homenagens foram realizadas no Salão Nobre do Palácio Anchieta

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar