A Câmara Municipal comemorou nesta terça-feira (17/03), no Salão Nobre, os 87 anos da fundação do PCB/PPS. O Partido Comunista Brasileiro surgiu em 19 de março de 1922 e o PPS surgiu em 1992 da decisão da executiva nacional do PCB de fundar um novo nome, visto que o partido passava por uma renovação interna, e o Muro de Berlim já havia caído assim como o “socialismo real” do Leste Europeu.
“O partido tem memória e uma grande trajetória, desde 1922, em defesa da radicalização democrática. Tem defendido sempre a sociedade civil como sobreposição ao poder do Estado e participou de todas as lutas importantes do País”, enfatizou o vereador Claudio Fonseca (PPS).
Durante a solenidade, a integrante da coordenação nacional de mulheres do PPS, Tereza Vitale, foi homenageada. Os vereadores também homenagearam Alberto Negri, representando todos os militantes históricos.
Para o vereador Milton Ferreira (PPS), a celebração visa ressaltar a luta democrática histórica do partido: “O PPS sempre trabalhou por políticas voltadas à sociedade”, disse.
Além dos vereadores Claudio Fonseca e Milton Ferreira, integraram a mesa o vereador Penna (PV); o presidente estadual do PPS e deputado estadual Davi Zaia; a Subprefeita da Lapa Soninha Francine; o presidente municipal do partido Carlos Eduardo Batista Fernandes; o ex-secretário de Cultura João Batista de Andrade, o secretário estadual adjunto de Habitação Ulrich Hoffmann; e a secretária de relações exteriores do PPS Dina Lida Kinoshita.
|