Gute Garbelotto / CMSP
A solenidade de hasteamento da bandeira nacional, que ocorre todo mês na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), foi realizada nesta terça-feira e teve a consciência negra como tema a data é comemorada na cidade no próximo dia 20.
No evento, o vereador Netinho de Paula (PCdoB) elogiou a homenagem à população negra em uma “época em que a discussão racial aflora no país”. Apesar de reconhecer que ainda faltam representantes negros tanto no Executivo quanto no Legislativo, ele afirmou que uma série de políticas públicas tem sido criada no sentido de “praticar a igualdade”. Uma das ações citadas pelo parlamentar foi a mudança de conteúdo nas escolas públicas, que passaram a tratar da história dos negros e seus heróis.
Como ocorre tradicionalmente, a solenidade contou com a presença da Guarda Civil Metropolitana do Mês. A homenageada de novembro foi Marcia Regina Soliano. A GCM, que é negra, disse ter orgulho tanto da sua carreira quanto de sua raça.
Outra personalidade aplaudida nesta terça foi Theodosina Rosário Ribeiro, primeira vereadora negra da cidade de São Paulo e tida como um “exemplo de vida” para Marcia Regina. Em seu discurso, ela chamou a todos para celebrarem o Dia da Consciência Negra, ressaltando a importância da data.
Também participaram do hasteamento os vereadores José Police Neto (PSD), presidente da CMSP, e Ítalo Cardoso (PT).
(08/11/2011 – 13h32)