O conjunto feminino da Guarda Civil Metropolitano (GCM) de São Paulo foi homenageado em uma sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (7/4), no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa foi da vereadora Edir Sales (PSD).
O Dia da GCMF (Guarda Civil Metropolitana feminina) foi incluso no calendário oficial da cidade através da Lei 16.227/15, de autoria da vereadora Edir Sales. A data foi escolhida após a inspetora regional da Vila Mariana, Patrícia Aparecida da Costa, ter sobrevivido a uma ocorrência. Depois de reagir a uma tentativa de assalto a um posto móvel de atendimento do CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) da prefeitura, ela foi alvejada com um tiro na boca, mas conseguiu evitar o assalto e deter os dois assaltantes.
“Me sinto muito lisonjeada. Não esperava, foi uma surpresa ser lembrada. É um privilegio representar as guardas civis. Somos guerreiras na luta do dia a dia, combatendo o crime, e eu amo minha instituição, trabalho com muito gosto. Me sinto muito feliz”, disse Patrícia.
Cerca de 70 guardas femininas foram condecoradas durante a cerimônia com o diploma de honra ao 1º aniversário do dia da GCMF. “Essas mulheres guerreiras, batalhadoras e de garra nunca tiveram sua homenagem. Hoje é uma honra muito grande, e a Câmara Municipal se enaltece cada vez mais em recebê-las aqui. Em 29 anos da fundação da GCM, pela primeira vez as mulheres estão sendo homenageadas pelo seu dia. Queremos reconhecer este trabalho, reconhecer este valor”, ressaltou a vereadora.
Entre as homenageadas estava a inspetora regional de Vila Prudente, Márcia Aparecida Assis Merinho, escolhida a ‘Guarda Civil Metropolitana Ano’. “Sinto com a sensação de dever cumprido em poder estar aqui representando todo poder efetivo feminino da GCM. Não tenho palavras para descrever, é emocionante. Ter nosso trabalho reconhecido é muito gratificante. Percebemos que assim vale a pena trabalhar todos os dias e renovar a nossa vontade de servir a sociedade”, afirmou Márcia.
O comandante geral da CGM, Gilson Pereira de Menezes, ressaltou a importância das mais de 1.600 mulheres na corporação. “A força da mulher é muito significativa para o exercício do nosso trabalho diário. Eu não consigo enxergar a GCM sem essa força sendo empregado no dia a dia para atender bem a cidade de São Paulo”, afirmou.
Também prestigiaram a solenidade a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, Dulce Xavier, e a subprefeita da Vila Prudente, Sandra Elena Barbosa dos Santos.