A Câmara Municipal comemorou, nesta sexta-feira (02/10), o Dia Municipal do Kickboxing. Atletas de destaque de diversas partes do Estado de São Paulo vieram receber homenagens. A iniciativa é do vereador Celso Jatene (PTB). O esporte que surgiu nos EUA na década de 70 como uma variação de caratê, ganhou forma própria é muito praticado no Brasil atualmente. “O Campeonato Brasileiro reuniu 900 atletas em julho deste ano. A Copa São Paulo, que não é um torneio tão grande, contou com quase 200 atletas”, contabiliza Sérgio Antonio da Silva, campeão brasileiro e sul-americano de Kickboxing e vice- presidente da Fesp – Kick (Federação do Estado de São Paulo de Kickboxing).
Para Sério, humildade, dedicação e respeito são as características fundamentais para um atleta ser vitorioso no Kickboxing. “Depois vem a técnica e o treinamento”, completou.
O vereador Celso Jatene (PTB) é autor do projeto de lei que deu origem ao Dia do Kickboxing, comemorado oficialmente dia 25 de novembro, disse que atendeu uma reivindicação dos praticantes. “Hoje é um dia de comemoração. Há famílias, crianças e jovens presentes no Plenário, isso é o que o esporte proporciona”.
O vereador enfatizou a importância do esporte na formação dos jovens. “Na minha idade esporte representa saúde, para a juventude é um meio de aprender a disciplina, responsabilidade. É fundamental para a formação do ser humano”, justificou Jatene.
Paulo Zorello, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing, agradeceu o apoio que o vereador Celso Jatene vem dando ao esporte.
Além do vereador, Sérgio e Paulo Zorello também participaram da mesa solene Christian Roberto Medeiros Andreossi, presidente da Fesp- Kick; José Carlos de Oliveira, representando os atletas; Rogério Guariza, representando os árbitros; Marcelo Moura, representando o Departamento dos Jogos Abertos do Interior; e Denilton Bergamini, diretor do Departamento de Esportes e Lazer de Piraju.
|