Centros Educacionais Unificados (CEUs) surgiram na gestão da prefeita Marta Suplicy Foto: Luiz França / CMSP
Uma solenidade realizada nesta sexta-feira (26/9) celebrou os dez anos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e dos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs). Surgidos em 2004, na gestão da prefeita Marta Suplicy, hoje já são 45 centros espalhados pela cidade.
A socióloga Elizabeth Avelino foi a responsável por encontrar os terrenos para a construção dos centros e para ela, a cidade sem eles não seria a mesma. O primeiro a ser construído foi o CEU Jambeiro, na zona leste. De acordo com Elizabeth, o local era bastante degradado. Quando encontrei aquele terreno, ele era um despejo de humanos e animais. Ninguém dava nada por ele.
Os CEUs e CECIs foram criados sob a perspectiva de integração entre educação, esporte, cultura e lazer. Todos em um espaço destinados à formação de alunos da rede municipal de ensino, mas também abertos à comunidade.
Fico muito feliz que no decorrer do tempo a ideia que a gente teve lá início foi assimilada pela população, afirmou a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT), os centros também foram um grande avanço no campo da educação e para a quebra de hierarquias. Eles são o símbolo de acolhimento que o jovem pode ter. É uma marca muito importante.?
(26/09/2014 17h27)