Desde o período colonial, as mulheres paulistanas vêm se consagrando pela conquista do espaço na política. No século XVII, assumiam a administração familiar e até dos negócios, enquanto os maridos se aventuravam como bandeirantes nos sertões do país, à procura de ouro e pedras preciosas. A efetiva participação das mulheres na política nacional e local só ocorreu com o Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, o Código Nacional Eleitoral Provisório. E para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, e lembrar a trajetória delas no Legislativo Paulistano, a Câmara Municipal realizou sessão solene nesta quinta-feira (11/03).
Em 1948, o Tribunal Superior Eleitoral cancelou a inscrição do Partido Social Trabalhista e as duas primeiras vereadoras eleitas, Elisa Kauffmann e Maria Cartazzi, não puderam tomar posse. Em 1952, Anna Lamberga Zeglio foi eleita e tornou-se assim, a primeira mulher a tomar posse na Câmara Paulistana.
15ª Legislatura
Em 2008, foram eleitas para 15ª Legislatura as vereadoras Juliana Cardoso (PT), Mara Gabrilli (PSDB), Marta Costa (DEM), Noemi Nonato (PSB) e Sandra Tadeu (PSDB), que presidiu a solenidade.
Em seu discurso, Sandra Tadeu lembrou a história das mulheres no mercado de trabalho e pediu maior atenção no combate a violência doméstica contra a mulher.
Diversas ex-vereadoras foram homenageadas pelo Parlamento: Ana Martins, Edir Sales, suplente da atual Legislatura; Flávia Pereira; Lenice Lemos; Lucila Pizani Gonçalves; Myryam Athiê; Soninha; Tereza Cristina Lajolo; e Theodosina Ribeiro, a primeira vereadora negra de São Paulo.
“As mulheres negras ganham hoje 50% menos do que os homens, e isso é inadmissível. Será que não temos de travar uma luta para mudar isso?”, pediu o vereador Claudio Prado (PDT)
Outras homenagens:
A Soldado Feminino PM Elizabela de Oliveira, representando todas as policiais militares femininas; CD Josefa Barbosa Silva de Cristo, representando todas oficiais da Guarda Civil Metropolitana; e Valdemaria Cândida Rocha dos Santos, funcionária da Câmara, representando todas as servidoras.
Vereadores e líderes de bancada também entregaram suas homenagens às mulheres de destaque na sociedade: Luci Valente Marins; Claudia Marques Maximino; Keila Campos Costa Ferreira; Marlene Couto Lima; Maria Antonia da Silva Rabelo de Araujo; Marlene Schmidt Rodrigues; Maria Zenobia de Oliveira Duch; Maria de Lourdes Rodrigues; Ana Maria Abrahão Thomaz Chaddad; Maria Del Mar Gonzales Franco; Odete Carvalho; Edira Carneiro; e Efigênia Hernandes.