pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara celebra trajetória das mulheres no Legislativo Paulistano

11 de março de 2010 - 06:20

Categorias

RenattodSousa
Dia da Mulher
Vereadora Mara Gabrilli (à esquerda) homenageia Claudia Marques Maximino, fundadora da Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome de Talidomida

 

Desde o período colonial, as mulheres paulistanas vêm se consagrando pela conquista do espaço na política. No século XVII, assumiam a administração familiar e até dos negócios, enquanto os maridos se aventuravam como bandeirantes nos sertões do país, à procura de ouro e pedras preciosas. A efetiva participação das mulheres na política nacional e local só ocorreu com o Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, o Código Nacional Eleitoral Provisório. E para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, e lembrar a trajetória delas no Legislativo Paulistano, a Câmara Municipal realizou sessão solene nesta quinta-feira (11/03). 

Em 1948, o Tribunal Superior Eleitoral cancelou a inscrição do Partido Social Trabalhista e as duas primeiras vereadoras eleitas, Elisa Kauffmann e Maria Cartazzi, não puderam tomar posse. Em 1952, Anna Lamberga Zeglio foi eleita e tornou-se assim, a primeira mulher a tomar posse na Câmara Paulistana.

 

15ª Legislatura

 

Em 2008, foram eleitas para 15ª Legislatura as vereadoras Juliana Cardoso (PT), Mara Gabrilli (PSDB), Marta Costa (DEM), Noemi Nonato (PSB) e Sandra Tadeu (PSDB), que presidiu a solenidade.

 

Em seu discurso, Sandra Tadeu lembrou a história das mulheres no mercado de trabalho e pediu maior atenção no combate a violência doméstica contra a mulher.

 

Diversas ex-vereadoras foram homenageadas pelo Parlamento: Ana Martins, Edir Sales, suplente da atual Legislatura; Flávia Pereira; Lenice Lemos; Lucila Pizani Gonçalves; Myryam Athiê; Soninha; Tereza Cristina Lajolo; e Theodosina Ribeiro, a primeira vereadora negra de São Paulo.

 

“As mulheres negras ganham hoje 50% menos do que os homens, e isso é inadmissível. Será que não temos de travar uma luta para mudar isso?”, pediu o vereador Claudio Prado (PDT)

 

Outras homenagens:

 

A Soldado Feminino PM Elizabela de Oliveira, representando todas as policiais militares femininas;  CD Josefa Barbosa Silva de Cristo, representando todas oficiais da Guarda Civil Metropolitana; e Valdemaria Cândida Rocha dos Santos, funcionária da Câmara, representando todas as servidoras.

  

Vereadores e líderes de bancada também entregaram suas homenagens às mulheres de destaque na sociedade: Luci Valente Marins; Claudia Marques Maximino; Keila Campos Costa Ferreira; Marlene Couto Lima; Maria Antonia da Silva Rabelo de Araujo; Marlene Schmidt Rodrigues; Maria Zenobia de Oliveira Duch; Maria de Lourdes Rodrigues; Ana Maria Abrahão Thomaz Chaddad; Maria Del Mar Gonzales Franco; Odete Carvalho; Edira Carneiro; e Efigênia Hernandes.

Imagens para download:
RenattodSousa
Dia da Mulher
Ex-vereadoras homenageadas pela Câmara
RenattodSousa
Dia da Mulher
Plenário 1º de Maio ficou repleto durante a solenidade
RenattodSousa
Dia da Mulher
Vereadora Mara Gabrilli (à esquerda) homenageia Claudia Marques Maximino, fundadora da Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome de Talidomida

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar