Nesta quarta-feira (28/3) a Câmara Municipal recebeu uma solenidade para comemorar os 153 anos da rua 25 de Março, um dos endereços mais movimentados para compras no atacado e varejo do Brasil. A região é considerada o maior centro comercial da América Latina.
Com iniciativa da Univinco (União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências), o objetivo do evento foi relembrar a história da região e homenagear algumas autoridades – civis e militares – que, de alguma forma, colaboraram na trajetória do polo comercial.
“Hoje, além de comemorar os 153 anos da rua 25 de Março, a gente comemora também os 47 anos da associação, e homenageia aquelas pessoas que foram importantes para esse polo comercial. Então, o troféu ‘Personalidade 25’ é para reconhecer aqueles que contribuíram para o melhoramento da região”, diz Eduardo Ansarah, diretor presidente da Univinco.
Segundo Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé, a 25 representa por si só um pouco da expertise do comércio.
“Ela virou um centro de compras. O que é mais interessante é que ela foi uma região que agregou e soube trazer e receber bem os imigrantes. Ali você tem árabes, judeus, coreanos e brasileiros de todas as partes do País representados. É um local onde o trabalho venceu. Então são pessoas batalhadoras que transformaram aquele trecho da cidade num dos mais importantes do comércio popular do Brasil”, afirma.
Marcos Penido, secretário municipal de Serviços e Obras, agradeceu o reconhecimento do trabalho desempenhado. “Nós trabalhamos para a população, então quando vemos uma associação de unidade e batalhadora como a Univinco, a gente fica muito feliz em ter o reconhecimento do nosso trabalho e dedicação”.
Na lista das homenageadas também está Vânia Rodrigues de Oliveira, policial militar que trabalha na operação delegada há sete anos. “É uma região bem complicada pelo fato de ter um fluxo muito grande de pessoas. Na medida do possível, tentamos manter a ordem. Estou muito feliz porque é um reconhecimento desse trabalho, desse empenho que eu tenho tido por todo esse tempo”.
O vereador Mario Covas Neto, proponente do evento e um dos condecorados da noite, também agradeceu a homenagem. “Confesso que cada vez que eu sou homenageado, especialmente aqui na Casa, eu não acho que sou merecedor. Fico muito feliz pelo gesto, muito honrado e questionando se não tinha gente que merecia mais do que eu”, disse.