Nesta terça-feira (07/04), a Câmara Municipal realizou sessão solene para comemorar o Dia Mundial da Saúde. O objetivo do evento foi a divulgação de informações sobre terapias alternativas e complementares – tais como homeopatia, acupuntura, florais, aromaterapia, fitoterapia, reiki e outras – para que sejam utilizadas na rede pública de saúde. O médico homeopata Hylton Sarcinelli Luz, presidente da Ong Ação pelo Semelhante, defende que os pacientes devem ter o direito de escolher qual tratamento utilizarão. Ele ministrou a palestra “ A força da defesa dos direitos” e divulgou a campanha “Homeopatia: Um direito do todos”, que tem como objetivo fazer com que a homeopatia seja utilizada na rede pública. O vereador Marco Aurélio Cunha (DEM), presidente da sessão, conhece a importância da utilização dessas práticas. “Vivi dois anos no Japão para contribuir com a medicina ocidental e ganhei de presente a experiência da terapia oriental. Na medicina as técnicas podem se sobrepor e quem sai ganhando é o paciente”, disse Cunha.
Margarete Akemi Kishi, secretária do Conselho Regional de Farmácia, acredita que deve haver uma integração de técnicas para que o indivíduo seja compreendido como um todo. “Não encontramos em nossos Prontos Socorros médicos homeopatas, acupunturistas, e fitoterapeutas. É necessário que a população possa ter ao seu dispor esses tratamentos”, disse.
A farmacêutica Amarilys de Toledo Cesar agradeceu o apoio da Câmara. “Estamos plantando uma semente que resultará em benefícios para todos”, disse ela.
|